Por CBTM
Brasileiro participará da competição individual mais importante do ano
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17/10/2014
Cazuo Matsumoto já está com a cabeça na Copa do Mundo Masculina de Tênis de Mesa, que será realizada em Dusseldorf, na Alemanha, entre os dias 24 e 26 de outubro. Único adepto do estilo “caneteiro” entre todos os 20 participantes do torneio, ele segue normalmente com seus treinamentos na cidade alemã de Ochsenhausen.
“Basicamente, estou trabalhando como sempre fiz nos últimos anos. Meu jogo é um pouco diferente mas, ao mesmo tempo, as coisas que tenho de trabalhar são simples”, disse o brasileiro, citando uma diferença significativa em seus treinos mais recentes.
“Uma diferença grande são as pessoas com as quais eu trabalho. Estou em Ochsenhausen justamente para isso. Aqui tem uma variedade muito grande de estilos entre os atletas e isso me ajuda muito”, explicou.
Por ser o único com estilo diferente, Cazuo sabe que encontrará algumas dificuldades que os atletas clássicos não terão. No entanto, com a experiência de quem já tem uma longa estrada no tênis de mesa, ele espera surpreender.
“Tenho de ser mais criativo do que os jogadores clássicos. É o único jeito de compensar essa diferença”, analisou Cazuo.
“Uma das minhas vantagens é a variação de jogadas. Tenho diferentes saques, recepções e ataques também”, concluiu.
Técnico e jogador confiam em bom desempenho
Cazuo ocupa a 79ª posição do ranking mundial e poderá enfrentar os cabeças de chave Tiago Apolonia (português, 17º do mundo), Panagiotis Gionis (grego, 21º), Chien-An Chen (Taiwan, 22º) ou Kenta Matsudaira (japonês, 27º). Mesmo sabendo que não terá vida fácil, ele demonstra confiança em um bom desempenho.
“Todos eles são fortes, mas já consegui jogar de igual pra igual diversas vezes. Então, vou dar o meu máximo seja contra quem for para representar o Brasil da melhor forma”, projetou.
A confiança em um bom desempenho não parte apenas de Cazuo. O treinador da seleção brasileira masculina, Jean-René Mounie, avalia o momento como especial.
“Desde agosto, o Cazuo está no melhor nível que eu o vi alcançar. Na República Tcheca, ele teve a chance de fechar o jogo contra o Kazuhiro Chan, do Japão, mas não conseguiu, pois o jogo dele não encaixou”, avaliou o francês, destacando a regularidade de seu atleta.
“O Cazuo está maduro e tem muita concentração e regularidade. Acredito que ele vai fazer um bom papel na Alemanha”, finalizou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM