Por CBTM
Jean-Philippe Gatien, Michel Gadal e Bruna Alexandre participarão do evento
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17/10/2014
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) realizará neste fim de semana, em parceria com o Esporte Clube Pinheiros (SP), o Ping Pong Day. A ação, que vai espalhar a modalidade pelas dependências do clube, contará com a presença de atletas profissionais, do francês campeão mundial em 1993 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Jean-Philippe Gatien, e de seu técnico nas conquistas, Michel Gadal.
Além da cessão do material para a realização do evento, a CBTM levará alguns dos atletas profissionais e das seleções de base. Bruna Alexandre, medalhista de bronze no Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa 2014, Massao Kohatsu, campeão latino-americano por equipes, Rafael Torino, campeão latino-americano sub-13, e Beatriz Kimoto, vice-campeã latino-americana sub-13.
“O tênis de mesa tem um grande potencial que não é explorado. A grande maioria das federações nacionais se preocupa apenas com competições e com o alto rendimento, enquanto há um outro lado a ser trabalhado: a modalidade como atividade social e familiar”, disse Michel Gadal.
“O tênis de mesa é um esporte social e que pode ser praticado de diversas maneiras. Precisamos investir na prática ao ar livre, por exemplo”, completou.
Com vasta experiência no tênis de mesa, Michel Gadal sabe da importância que a inserção do esporte na vida das famílias tem, não só para o convívio entre seus membros, mas também para o desenvolvimento da modalidade.
“É possível trazer mais jogadores para o alto rendimento se o tênis de mesa estiver inserido nas famílias. Quando a modalidade faz parte de uma cultural social, há chances muito maiores de surgirem novos atletas”, explicou o francês, citando o exemplo de seu país.
“Na França, há o Ping Tour, que aconteceu durante 26 fins de semanas no último ano. É uma iniciativa fruto de parcerias entre a federação local e os clubes para levar o tênis de mesa para as ruas. Brasil e França estão em níveis diferentes no desenvolvimento da modalidade, mas é um exemplo para o que pode ser feito aqui”.
Evento no Pinheiros deve servir como exemplo para ações futuras
Cada vez mais empenhada em disseminar o tênis de mesa por todo Brasil, a CBTM espera repetir esse tipo de iniciativa. Para o presidente Alaor Azevedo, a parceria com o Esporte Clube Pinheiros caminha nesse sentido e deve ser expandida para outros lugares.
“Estamos muito satisfeitos com a parceria com o Pinheiros, que possui uma infraestrutura fantástica. Esperamos que essa iniciativa seja um piloto para levarmos a diversos outros lugares do país no futuro”, projetou Alaor.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM