Por CBTM
Atleta de apenas treze anos já acumula experiência internacional e sonha alto
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/10/2014
Apenas 13 anos e uma experiência de fazer inveja a muitos mesatenistas mais velhos. Rafael Torino coleciona títulos e viagens internacionais e mostra cada vez mais motivação por bons resultados. Sua última conquista foi o título individual do Campeonato Latino-Americano sub-13, disputado na República Dominicana, na última semana. Na mesma competição, Beatriz Kimoto ficou com a prata no individual feminino sub-13.
“Foi uma satisfação muito grande ganhar mais esse ouro. Agora, quero treinar ainda mais para seguir alcançando outros títulos”, disse o garoto, que ainda divide seu tempo entre os treinamentos, as viagens e a escola.
“É uma rotina corrida, pois vou à escola na parte da manhã, treino à tarde e estudo para as provas na parte da noite. Mas, a escola me ajuda bastante, sempre facilitando minha vida na hora de pegar as matérias atrasadas e me manter em dia”, completou o aluno do Educandário Santo Antônio.
Mesmo na escola, em São Paulo, Rafael não deixa o tênis de mesa de lado. Ele, que mora em Santo André, aproveita as mesas que existem no pátio para bater bola com os amigos na hora do recreio. Habituado a jogar contra atletas internacionais, ele não alivia na hora da brincadeira com os colegas.
“Jogo com o pessoal na hora do recreio e é bem legal. Eles sabem que disputo campeonatos e sempre me elogiam quando volto com uma medalha”, explicou.
Rafael já está no tênis de mesa há sete anos, desde que começou a treinar no Itaquera/Nikkei, após brincadeiras no trabalho de sua mãe. Acostumado a ficar longe de casa por conta das competições, ele já não tem tantos problemas quando a saudade aperta.
“Quando viajei para fora do Brasil pela primeira vez, em 2013, para o Hopes Week, na Áustria, queria voltar na hora, pois sentia muitas saudades de casa. Hoje, já me sinto mais tranquilo e a saudade fica em segundo plano”, contou o atleta, que sonha alto na carreira.
“Meu grande sonho e ser campeão olímpico e mundial”, finalizou.
Maturidade dos atletas é destacada pelo treinador
Responsável pelos atletas na última viagem à República Dominicana, o técnico Nelson Kusuoka elogiou o desempenho de Rafael e Beatriz, tanto dentro quanto fora dos jogos.
“O desempenho dos atletas brasileiros foi muito satisfatório. Provamos mais uma vez que dominamos o cenário Latino Americano. O Rafael Torino mostrou que os treinamentos deram resultado e foi campeão Latino Americano sub 13. No geral todos os atletas estão de parabéns”, analisou Nelson.
“Tenho enorme prazer em trabalhar com eles, até porque já os conheço. Durante toda a viagem nós nos demos bem e não tivemos problemas nenhum com espírito de equipe”, completou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM