Notícia

Desafio Mundial de Cadetes reúne melhores atletas sub-15 do mundo em Barbados

Por CBTM

22/10/2014 13h59


Vitor Santos e Bruna Takahashi integram a seleção da América Latina na competição

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 22/10/2014

O Desafio Mundial de Cadetes da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) vai reunir, a partir desta quinta-feira (23/10), na cidade de Bridgetown, em Barbados, oito seleções masculinas e femininas com atletas de até 15 anos.

O evento contará com a seleção do Hopes Week da ITTF, o time do país anfitrião, mais as seis regiões continentais: América Latina, América Central e do Norte, Ásia, Europa, África e Oceania.

Os brasileiros Vitor Santos (43º do ranking mundial sub-15) e Bruna Takahashi (8ª) integram as seleções da América Latina por serem os vice-campeões latino-americanos. Os campeões Francisco Sanchi, da Argentina, e Adriana Diaz, de Porto Rico também integram o time. Campeões de uma seletiva realizada na Colômbia, o peruano Juan Liyau e o venezuelano Franklin Rodriguez completam a equipe masculina. No feminino, Gabriela Suarez, de El Salvador, e Grecia Loayza, do Peru, completaram as duas vagas.

“Treinei firme nas últimas semanas, no mínimo quatro horas por dia. Trabalhei com jogadores bons e alguns adultos, então estou me sentindo bem preparado”, analisou Vitor, que tem Bruna o acompanhando no discurso.

“Quero dar meu máximo, chegar ao pódio e ser campeã. Treinei muito forte, até mesmo aos sábados, para fazer o meu melhor nesse torneio”, completou a mesatenista.

A projeção de Bruna Takahashi vem acompanhada pelo seu desenvolvimento nos últimos anos. Hoje, ocupando a oitava posição do ranking mundial sub-15, ela vem demonstrando evolução constante, mas sabe que ainda pode ir além.

“Melhorei tanto a parte da variação de jogadas quanto a minha força mental. Mas, mesmo assim, quero seguir em frente e me desenvolver cada vez mais”, disse a atleta, lembrando um ponto alto desta temporada.

“Gostei muito de jogar o Aberto da Argentina, pois consegui impor meu jogo em um nível mais alto e atuando contra atletas adultas”, relembrou.

O enfrentamento com mesatenistas mais experientes é uma prática bastante enriquecedora para os atletas, que conseguem lidar com situações de jogo distintas. Vitor Santos já treina com alguns atletas mais velhos e fez sua estreia em torneios adultos e sub-21 em setembro, no Aberto do Brasil, em Santos. Após detectar suas maiores dificuldades nesse tipo de duelo, ele já começou a trabalhar para superá-las.

“Em Santos, senti diferença na força dos meus adversários. Não tenho muita força, então tenho de me esforçar mais para controlar o jogo. Em algumas bolas eu não consigo imprimir a potência que eu gostaria”, explicou Vitor, destacando alguns pontos em que sentiu evolução na temporada 2014.

“Melhorei bastante a minha parte técnica, pois havia alguns pontos em que não estava tão bem e, agora, me sinto mais confiante”, completou.

Semana em Porto Rico faz parte da programação

Antes de embarcarem para Barbados, integrantes da seleção da América Latina passaram por uma semana de treinamentos em Porto Rico, com direito a um torneio misto organizado pela federação local, como parte da preparação para o desafio.

O brasileiro Vitor Santos foi o campeão, com direito a vitória sobre o equatoriano Rodrigo Tapia, de 20 anos, e que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura (2010).

Campeões olímpicos e mundiais já passaram pelo Desafio de Cadetes

Mesmo que ainda estejam no início da carreira, os atletas sonham com um futuro brilhante no tênis de mesa adulto. E, se o exercício é sonhar, os participantes da edição de 2014 podem buscar inspiração no passado, onde exemplos de sucesso não faltam.

Campeão do evento masculino individual da primeira edição do Desafio de Cadetes, realizado na cidade de Tiszaujvaros, na Hungria, em 2002, o chinês Zhang Jike, atual número quatro do ranking mundial, tornou-se bicampeão mundial em 2011 e 2013 e conquistou a medalha de ouro olímpica em Londres 2012.

Entre as mulheres, o modelo é Cao Zhen, campeã individual em 2002. Sete anos depois, em 2009, ela conquistou o campeonato mundial de duplas mistas e repetiu a dose em 2011.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?