Notícia

Federação Internacional divulga os grupos da primeira fase da Copa do Mundo

Por CBTM

23/10/2014 15h57


Cazuo Matsumoto representará a América Latina na competição individual mais importante do ano

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 22/10/2014

A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) sorteou, nesta quinta-feira (23/10), os grupos da primeira fase da Copa do Mundo Masculina. O torneio se iniciará nesta sexta-feira (24/10) e vai até o próximo domingo (26/10), na cidade de Dusseldorf, na Alemanha.

O brasileiro Cazuo Matsumoto (número 79 do ranking mundial) está no Grupo 1 ao lado do português Tiago Apolonia (17º) e do indiano Sharath Kamal Achanta (44º). Na véspera de sua estreia, o campeão latino-americano já está pronto.  

“Nestes últimos dias não há muito o que fazer. É tentar fazer algo mais tático, treinar algumas jogadas, saques, mas nada que force muito. Tenho é de estar bem tranquilo para chegar da melhor forma possível”, disse o brasileiro, que vai para a sua segunda participação em copas do mundo.

“Estou confiante, treinando bem aqui na Alemanha, focado para esse torneio. Estou bem motivado, pois joguei a primeira vez em 2009 e consegui me classificar agora e me preparei bem”, analisou.

Acostumado a viajar grandes distâncias para competir, Cazuo comemorou o fato de seu próximo desafio ser na Alemanha, país no qual reside atualmente.

“O que vai me ajudar bastante é na hora de ir para o torneio. Indo de trem, demoro apenas uma hora e meia, então, só de não ter de viajar tanto já ajuda bastante”.

Alto nível de companheiros de treino ajuda na preparação

Quatro países terão dois atletas participantes: China, Japão, Portugal e Alemanha. Os classificados para a competição são os campeões das copas continentais, mais o segundo e o terceiro colocado da copa da Ásia e da Europa, completando dez jogadores.

Sete atletas foram selecionados de acordo com suas colocações nas copas e no ranking mundial. Os melhores ranqueados entre os mesatenistas que terminarem na segunda colocação das copas na América Latina, América do Norte, África e Oceania, e na quarta posição das copas da Europa e da Asia também são selecionados.

Sabendo que enfrentará atletas de diversos estilos diferentes, Cazuo quer usar a experiência que vem tendo na Alemanha para não ser surpreendido. O alto nível de seus companheiros de treino ajuda na confecção de seu jogo.

“Aqui tem muita gente de diversas partes do mundo, é possível treinar com todos. Para mim, o mais importante é essa variação de estilos, pois enfrentarei adversários bem diferentes”, explicou o atual número 79 do ranking mundial.

“Estou trabalhando bastante como Michel Blondel, que me ajuda muito. Estou fazendo um trabalho específico para o meu jogo. Não tem muito segredo, mas às vezes a gente treina e o técnico passa uma atividade comum a todos. Nessa semana ele preparou um treino bem específico para mim”, relatou.

Brasileiros ajudam dentro e fora da mesa

Apesar da presença de jogadores de diversas partes do globo, Cazuo acaba se apegando às presenças brasileiras de Hugo Calderano e Vitor Ishiy na cidade de Ochsenhausen. Além da ajuda técnica, a proximidade com alguém de seu próprio país ajuda na rotina.

“Essa semana estava treinando e no final o Vitor Ishiy me deu uma força, sacando para mim num exercício de recepção. Como estamos longe de todos aqui na Alemanha, o jeito é ficar junto com o pessoal até no treino”, contou Cazuo, que também busca inspiração brasileira fora da mesa.

“Como estou longe do Brasil, tento sempre conversar alguma coisa com meus amigos, tanto sobre os jogos como sobre outras coisas. Isso me ajuda a ficar mais tranquilo”, finalizou.

Primeira fase será disputada toda no primeiro dia

Doze atletas serão divididos em quatro grupos de três para a disputa da primeira fase da Copa do Mundo, na sexta-feira (24/10). Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final e se juntam aos oito principais cabeças de chave.

Entre os atletas que já iniciam o torneio na fase eliminatória, asiáticos e europeus dominam o cenário, com destaque para chineses e alemães. A China terá Ma Long e Zhang Jike, terceiro e quarto do ranking mundial, respectivamente. Já a Alemanha vai contar com a força de Dimitrij Ovtcharov, quinto do mundo, e de Timo Boll, nono.

Outro destaque é Marcos Freitas, integrante da seleção portuguesa campeã europeia ao vencer a Alemanha na final, em setembro.

Alemão é o único medalhista da última edição presente em Dusseldorf

A última edição da Copa do Mundo Masculina foi disputada na cidade de Verviers, na Bélgica, em 2013. O grande campeão foi o atual líder do ranking mundial Xu Xin, da China, que venceu o bielorrusso Vladimir Samsonov na decisão. No entanto, nenhum deles estará presente em Dusseldorf.

Dos medalhistas da última edição, apenas o alemão Dimitrij Ovtcharov, que ficou com o bronze ao vencer o compatriota Timo Boll na luta pelo terceiro lugar, disputará a edição de 2014.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

 

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

 

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?