Por CBTM
Duetos campeões das principais categorias citam o entrosamento como ponto chave para a conquista
Pedro Andrade, de Joaçaba (SC) – 29/10/2014
A disputa de duplas do Campeonato Brasileiro de Duplas e Equipes, que se iniciou nesta quarta-feira (29/10) e se encerrará no próximo domingo (02/11), em Joaçaba (SC), consagrou quinze duetos com a medalha de ouro da competição que fecha o calendário nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa em 2014.
Dos próximos quatro dias de competição, dois serão dedicados aos torneios de equipes de clubes e os outros dois às disputas de seleções estaduais.
Na decisão da principal categoria feminina, o Absoluto A, Carina Murashige e Ligia Silva (FME Concórdia-SC) venceram Katia Kawai e Karina Hayama (São Caetano/Seest/Xiom-SP) por 3 a 0 (11/2, 11/6, 11/8) e ficaram com o título. Companheiras de longa data, elas sabem bem o que faz a diferença no jogo de duplas.
“Estou muito feliz pelo título. Jogo com a Ligia há muitos anos, nos conhecemos muito bem, treinamos juntas e nos completamos. Quando uma está sem confiança a outra sabe que tem de atacar mais, tem de fechar o ponto. É ótimo ganhar esse título ao lado dela e levar ele para Concórdia”, disse Carina.
“O jogo de duplas é muito importante. Num campeonato de equipes, o entrosamento conta muito. Acho que a dupla melhor entrosada vai levar a melhor”, completou Ligia, que tem Carina como parceira há quase dez anos.
Nos próximos dois dias, o torneio será por equipes. Mesmo sabendo que terão grandes desafios pela frente, as atletas estão confiantes em um bom desempenho.
“Estamos com uma boa expectativa. Fomos campeãs, mas temos de manter o foco e não deixar que esse entrosamento dure por toda a competição”, completou Ligia.
A FME-Concórdia conta com Ligia, Carina, Eugênia Ferreira e Priscila Salvador. Como são cabeças de chave, a estreia será diante da equipe vencedora do duelo entre FranTT Piracicaba-SP e Associação Florianópolis-SC, às 18h15 (horário de Brasilia) desta quinta-feira (30/10).
ADR Itaim Keiko/São José dos Campos fatura o ouro no masculino
Na disputa entre os homens, quem levou a melhor foi a dupla do ADR Itaim Keiko/São José dos Campos, formada por Jeff Yamada e Eric Mancin. Na decisão, eles bateram Danilo Toma e Giuliano Peixoto (FME Concórdia-SC) por 3 a 1 (11/8, 2/11, 11/9, 11/7).
“É um título muito importante, pois o nível é nacional. Tivemos um caminho bem difícil, mas conseguimos superá-los e ficar com a medalha de ouro. Agora, vamos focar no torneio de equipes. Vencemos nas duplas, mas não podemos achar que é o bastante”, disse Jeff Yamada, também destacando a importância do entrosamento.
“Jogamos juntos desde 2010 e o entrosamento com certeza faz diferença. É claro que uma dupla formada em cima da hora pode vencer os jogos, mas o conhecimento do seu parceiro ajuda muito na hora. Sabemos o que incomoda o parceiro, o que ele prefere, então ajuda bastante”, finalizou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM