Por CBTM
Atleta da seleção brasileira destaca importância do evento no lado social e esportivo
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06/11/2014
Os Jogos Escolares da Juventude 2014 já invadiram a cidade de João Pessoa (PB). Mais de 4000 atletas estão na capital paraibana para disputar a maior competição escolar do Brasil, que será realizada entre os dias 6 e 15 de novembro.
Todos os estados brasileiros estão representados no torneio, que terá a disputa de treze modalidades, entre elas o tênis de mesa. A atleta da seleção brasileira campeã da segunda divisão do mundial por equipes e que conseguiu o acesso inédito à elite da modalidade no feminino para o Brasil, é uma das embaixadoras do evento, junto com Sarah Menezes (ouro em Londres 12, no judô), Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 04, na maratona), Murilo Fischer (ciclismo), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (lutas).
“É uma satisfação muito grande ser embaixadora dos Jogos Escolares. É a terceira vez que tenho essa honra e sinto uma felicidade imensa, não tenho sequer palavras para descrever. Servir de exemplo para essa garotada de Norte a Sul do Brasil não tem preço”, disse Ligia, lembrando de suas participações no evento ainda como atleta.
“Já disputei esse evento cinco vezes, três por Amazonas e duas por São Paulo e todas foram incríveis. Me lembro que tinha de superar muitas dificuldades, pois o Amazonas não tinha a mesma estrutura dos outros estados. Mesmo assim, conseguia disputar as medalhas. Depois, todos se encontravam no refeitório e nos outros locais. Era uma festa muito legal”, relembrou.
Ligia também destacou a importância do evento para a revelação de novos atletas e dos benefícios que esse tipo de iniciativa traz para além dos limites do jogo.
“Um evento desse serve de vitrine e descobertas de grandes nomes para esporte nacional. Disputei cinco vezes e hoje tenho três olimpíadas no currículo. Esse é um caminho para revelarmos novos talentos. Além disso, inserindo as modalidades nas escolas, sem dúvidas teremos menos crianças nas ruas e mais no esporte”, concluiu.
Inserção social é um dos principais legados dos Jogos
A capacidade que o esporte tem para tirar crianças de situações de risco social já é bastante conhecida. Como destacou Ligia, os Jogos Escolares da Juventude têm isso como um dos maiores objetivos e legados, além de revelar atletas para o cenário internacional. O Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, também destacou essa importância.
“Os Jogos Escolares da Juventude visam contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte e estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando. A cada edição avançamos no número de participantes e estabelecemos novos padrões na organização. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional”, disse Edgar, que também é Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil.
“A etapa nacional do evento está consolidada e conseguimos estabelecer um padrão bastante elevado para que os atletas se sintam como se estivessem em uns Jogos Olímpicos. Por isso, nossa meta para os próximos anos é envolver ainda mais cidades e escolas nas fases municipais e estaduais para que o esporte seja mais um elemento que contribua efetivamente para a transformação social de nosso país”, completou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM