Notícia

Após recorde no ranking mundial, Gustavo Tsuboi quer ir mais longe ainda

Por CBTM

07/11/2014 12h34


Brasileiro comemora ascensão no ranking mundial e sonha alto para os Jogos Rio 2016

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 07/11/2014

A meta era o top-50, mas os treinamentos e dedicação total ao esporte fizeram com que Gustavo Tsuboi ultrapassasse essa marca e fizesse história no tênis de mesa brasileiro e latino-americano. No ranking mundial divulgado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), na última quinta-feira (06/11), o mesatenista aparece na 33ª colocação, superando em dois postos o seu próprio recorde, que era a 35ª.

“Me traz uma satisfação enorme saber que sou o latino-americano a ter chegado mais longe no ranking. Um dos meus objetivos era ser top50. Quando tracei essa meta, estava bem longe de alcançar algo parecido. Me sinto muito realizado com esse feito”, disse o brasileiro, que quer mais.

“Pessoalmente, sinto que ainda tenho muito potencial para evoluir, tanto mentalmente quanto tecnicamente. Cada vez que subo um pouco, ganho uma motivação maior. Sei que posso progredir, ir adiante e subir mais no ranking”, completou.

Atualmente, Gustavo Tsuboi joga na Liga Alemã, uma das mais fortes do mundo. Nos últimos jogos pelo seu time, o TTC Schwalbe Bergneustadt, ele tem sido decisivo e engatou uma série de importantes vitórias, após um começo difícil por conta da adaptação.

“Não tive um bom início na Liga Alemã, foi um período difícil no começo. Foi algo novo para mim e acabei me colocando muita pressão para jogar bem e ganhar os jogos. Mas acho também que consegui mudar algumas coisas na parte psicológica e investi muito no meu treino técnico e físico. Os resultados estão aparecendo. É a liga mais forte na Europa, mais concorrida. Meu objetivo é adquirir experiência, então jogar com esses aletas de alto nível só vai fazer com que eu desenvolva meu estilo de jogo também”, analisou Tsuboi.

“Jogar aqui na Bundesliga já está rendendo frutos. Nos últimos dois confrontos, consegui vitórias muito expressivas para mim. Foram contra adversários muito conhecidos no cenário mundial e que são atletas fortes e sempre estão vencendo. Vencê-los foi muito gratificante e um sinal de que ainda tenho potencial para ir mais longe”.

Ocupando a oitava colocação entre dez times da Liga Alemã, o TTC Schwalbe Bergneustadt não sonha com o título, mas sim com a manutenção na primeira divisão. Ciente dos objetivos do clube, Tsuboi só pensa em fazer parte da conquista desse objetivo.

“O objetivo do meu clube é se manter na Primeira Divisão. Com essas duas últimas vitórias, deu uma tranquilizada na nossa situação. Quero fazer o máximo de jogos possível para ajudar a minha equipe”, explicou.

Evolução do tênis de mesa no Brasil faz seleção sonhar alto

Os últimos resultados dos mesatenistas brasileiros vêm chamando atenção das equipes mais fortes do cenário mundial. Com o planejamento voltado para os Jogos Rio 2016, a presença do treinador francês Jean-René Mounie no comanda da seleção brasileira junto com Francisco Arado, o Paco, elevou o nível dos atletas, que não temem mais enfrentar os melhores times do mundo.

“As pessoas já reconhecem o trabalho que a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), o Jean-René e o Paco vêm fazendo. Reconhecem que é um time perigoso, com jogadores em ascensão. Nosso sonho é uma medalha em 2016 e acho que a nossa chance maior é por equipes”, disse Tsuboi, lembrando da participação brasileira no último mundial por equipes, no Japão.

“No último Mundial, jogamos muito bem, fizemos frente a qualquer potência mundial. Estamos no caminho certo. De lá pra cá, todos mostraram uma boa evolução?”, finalizou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM

imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?