Notícia

Massao Kohatsu conta com Jogos Abertos na preparação para segundo Mundial juvenil

Por CBTM

18/11/2014 20h48


Brasileiro espera pegar ritmo na competição paulista para conseguir bons resultados em Xangai

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 18/11/2014

Próximo de embarcar rumo ao segundo Mundial juvenil da carreira, Massao Kohatsu tem um trunfo na manga para a reta final da preparação: os Jogos Abertos do Interior. A competição paulista, que acontecerá em Bauru (SP) até o próximo dia 29, é a aposta do mesatenista brasileiro para chegar a Xangai, na China, com um bom ritmo de jogo.

Além das partidas, em que defenderá a cidade de Santos (SP), Massao contará com parceiros de alto nível para treinar nas horas vagas.

“Os melhores jogadores do Brasil estarão lá, então vai ser tranquilo para conseguir parceiros de treino. Além disso, se jogar muito, pego um bom ritmo. Posso chegar à China já no embalo da competição”, afirmou.

O brasileiro, no entanto, terá de superar uma dificuldade em Bauru: a competição utilizará as bolas de celuloide, que foram substituídas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) por outras feitas de PVC. Para resolver o problema, Massao levará seu próprio equipamento para os treinamentos individuais.

“É uma coisa muito importante e que pode fazer a diferença. Vou levar minhas próprias bolinhas para não ter nenhum problema na China”, explicou.

Experiência é diferencial

Massao disputará na China, de 30 de novembro a 7 de dezembro, seu segundo Mundial juvenil. A primeira experiência foi há dois anos, em Hyderabad, na Índia. Na ocasião, o brasileiro foi eliminado na fase de grupos e não chegou a disputar a fase eliminatória. Ainda assim, garante ele, a competição foi muito enriquecedora.

“Eu nunca tinha visto um chinês jogando ao vivo até aquele Mundial. Tentei pegar muita informação, observando tudo o que acontecia, vendo o que faziam. Foi muito importante para mim”, contou.

Desde então, a evolução de Massao é notável. Em 2014, duas conquistas internacionais se destacam: os títulos Abertos do Chile e da Colômbia, ambos etapas do Circuito Mundial juvenil. O brasileiro fez ainda parte da seleção campeã latino-americana juvenil este ano.

Segundo Massao, seu crescimento nos últimos anos não foi apenas técnico, mas principalmente mental.

"Nesse sentido, o primeiro Mundial me ajudou muito. Agora, estou com outra cabeça, muito mais concentrado. Sei que dá para encarar esses caras todos. O que mais mudei foi a forma de pensar o jogo. A técnica evoluiu também, mas a forma de pensar mudou muito”, disse.

Sem colocar limites à sua performance, Massao tem um objetivo claro em Xangai: enfrentar qualquer adversário de igual para igual. Independentemente do resultado que alcançar na China, o brasileiro sabe que trará na bagagem mais uma grande experiência.

“Em cada campeonato, eu tiro alguma coisa. Lá na casa dos chineses, com certeza vai ser possível aprender ainda mais. Estarei acompanhando tudo até o fim”, concluiu.

Massao terá a companhia de outros quatro brasileiros no Mundial juvenil: Alexia Nakashima, Leticia Nakada, Bruna Takahashi e Hugo Calderano, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude deste ano.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?