Notícia

Lado mental é uma das apostas de Hugo Calderano para o Mundial juvenil

Por CBTM

19/11/2014 15h28


Mesatenista brasileiro disputará em Xangai sua última competição de base

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 19/11/2014

Apesar dos poucos meses em definitivo na Europa, Hugo Calderano já conseguiu grandes vitórias - incluindo um incontestável triunfo sobre o alemão Timo Boll, ex-número um do ranking mundial e atual oitavo colocado na lista. Mas é uma outra conquista que pode ser o trunfo do brasileiro no Mundial juvenil que acontecerá de 30 de novembro a 7 de dezembro, em Xangai, na China: o amadurecimento mental.

Calderano sempre colocou sua concentração à mesa como um de seus pontos fortes. Ao longo do ano, no entanto, o mesatenista aprimorou ainda mais este aspecto, tanto durante as partidas, enfrentando alguns dos melhores atletas da atualidade, como nos treinamentos. Defendendo o Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, o brasileiro conseguiu uma sequência de atividades em alto nível baseado em um único local.

“Estou treinando muito bem aqui, com regularidade. Estou muito confiante na minha técnica, no meu jogo. Vai me ajudar bastante. O juvenil é bem diferente do adulto. No juvenil, você tem que ser muito regular. Quando os atletas são novos, são muitos altos e baixos”, explicou.

Para Calderano, o lado psicológico é tão determinando entre os juvenis a ponto de ser responsável por definir o resultado de uma partida.

“Nessa idade, os jogadores ainda estão desenvolvendo os seus jogos, então o lado mental faz muita diferença. Você pode ganhar um jogo só com o mental no juvenil. No adulto, é diferente, a questão técnica tem um peso maior”, afirmou.

Neste sentido, a torcida não deve ser um problema para Calderano. O brasileiro já atuou pela Liga Alemã com ginásios inteiros a favor de seu adversário, mas não deixou se envolver.

“Em Nanquim (China), na disputa pelo bronze dos Jogos da Juventude, a torcida toda estava com o Heng-Wei Yang, que é de Taiwan, e não me atrapalhou. Procuro tentar manter minha concentração boa, a torcida não interfere”, disse o primeiro medalhista olímpico da história do tênis de mesa brasileiro.

Terceiro Mundial na carreira

Calderano já possui experiência em Mundiais juvenis: esteve em Hyderabad, na Índia, em 2012, e também em Rabat, no Marrocos, no ano passado. Na estreia, foi às oitavas de final, sendo eliminado pelo chinês Fan Zhedong, atual número três do mundo. Em 2013, caiu nas quartas para outro chinês, Zhou Kai.

Aos 18 anos, o brasileiro disputará o último torneio juvenil de sua carreia. Mesmo já disputando diversos torneios adultos ao longo do ano, o Mundial foi, desde o início, uma das suas prioridades para a temporada.

“O Mundial juvenil já era um dos principais objetivos para mim. É muito importante jogar bem e conseguir um bom resultado, pois é meu último torneio juvenil. Em termos pessoais, quero muito conseguir uma medalha, ter um grande resultado”, afirmou.

Calderano irá ao Mundial juvenil com outros quatro brasileiros: Alexia Nakashima, Leticia Nakada, Bruna Takahashi e Massao Kohatsu. Além da chave individual, ele também disputará as duplas mistas com Bruna.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?