Por CBTM
Hugo Calderano e Jessica Yamada foram os únicos brasileiros em ação na Europa
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) - 24/11/2014
A última semana foi marcada por importantes competições de clubes na Europa. Apenas dois brasileiros estiveram em ação - Hugo Calderano e Jessica Yamada -, já que os demais que atuam por clubes do Velho Continente, como Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto, vieram ao Brasil para a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina e do Interior.
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude deste ano, Calderano (63º colocado no ranking mundial) sofreu neste domingo (24/11) seu primeiro revés atuando pelo Liebherr Ochsenhausen na Liga Alemã: 3 sets a 1 (8/11, 11/4, 11/7 e 11/6) para o dinamarquês Jonathan Groth (123º), do Zugbrücke Grenzau. No fim, a equipe do brasileiro acabou derrotada por 3 jogos a 1.
Apesar do revés, o Ochsenhausen segue na zona de classificação para os playoffs: o clube tem quatro vitórias e quatro derrotas, ocupando a quarta posição.
Mesmo sem contar com Gustavo Tsuboi (33º), o Schwalbe Bergneustadt bateu o Hagen por 3 a 1 e chegou ao terceiro triunfo na Liga Alemã. A equipe saltou para a sétima posição e se aproximou da briga pelas quatro vagas no mata-mata.
Brilho brasileiro na França
Na terça-feira (18/11), Jessica Yamada (199ª) brilhou pelo Mayenne na Liga Francesa. A brasileira começou o confronto diante do St. Quentin com revés diante da francesa Aurore Dussaint por 3 a 0 (11/9, 11/8 e 11/7). No entanto, se recuperou no sexto e último jogo: derrotou a croata Sanja Korak por 3 a 2 (10/12, 11/3, 11/6, 9/11 e 11/6) e garantiu a vitória de sua equipe por 4 a 2.
Com o resultado, o Mayenne pulou para a sexta posição, com 11 pontos. Seu próximo compromisso será já nesta terça (25/11) diante do Serris. A equipe, no entanto, não contará com Jessica, que está no Brasil para a disputa dos Jogos Abertos do Interior, em Bauru (SP).
O Istres não contou com Thiago Monteiro na rodada passada e acabou derrotado por 4 a 1 pelo Jura Morez. Nesta terça, novamente sem o brasileiro, a equipe terá pela frente o Isseenne.
Definição na Copa Europeia
O tropeço na Liga Francesa não atrapalhou o desempenho do Istres na Copa Europeia. Em confronto válido pela terceira rodada da competição, disputado na sexta-feira (21/11), o time de Thiago Monteiro venceu por 3 jogos a 0 o Irun Leka Enea, da Espanha, e avançou à fase seguinte.
O próximo compromisso pela competição, que já poderá ter o retorno de Thiago, acontecerá entre os dias 5 e 7 de dezembro. O adversário será o Elem, da Rússia.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br