Por CBTM
Sexta edição do evento terá 45 atletas competindo em sete classes na capital paulista
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24/11/2014
A sexta edição das Paralimpíadas Escolares começaram nesta terça-feira (25/11), em São Paulo (SP), e, mais uma vez, o tênis de mesa estará presente, em busca de novos talentos para a modalidade. Ao todo, serão 45 atletas de 14 a 17 anos representando 16 estados em sete diferentes classes.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, o evento é um passo determinante para o futuro paralímpico da modalidade no Brasil.
“É um evento muito importante. Diferentemente do olímpico, em que há uma quantidade grande de clubes no Brasil fazendo um trabalho e envolvendo crianças que são talentos, no paralímpico não há essa mesma estrutura. Assim, as Paralimpíadas Escolares viram algo fundamental”, disse o dirigente, prevendo o descobrimento de novos atletas.
“É a oportunidade que temos para engajar crianças mais novas, que ainda não participam dos eventos nacionais, para detecção de talentos e futuro aproveitamento no alto rendimento", completou.
A primeira atividade para os mesatenistas foi a classificação funcional, que consiste na avaliação de suas capacidades físicas e intelectuais para nivelar os diferentes níveis de prática esportiva. Segundo Luís Gustavo Amorim, classificador funcional internacional, o desenvolvimento dos atletas tem sido notável.
“Um ponto importante é que, com o passar das edições das Paralimpíadas Escolares, atletas que foram avaliados anteriormente apresentaram uma melhora na sua performance técnica durante a reavaliação realizada. Deixaram claro e evidente a importância de competições como esta para o desenvolvimento da modalidade paralímpica”, elogiou.
Os torneios começam nesta quarta-feira (26/11) e vão até quinta (27/11), quando serão conhecidos os medalhistas.
Sobre as Paralimpíadas Escolares
Em sua sexta edição, as Paralimpíadas Escolares contam com sete modalidades: além do tênis de mesa, fazem parte atletismo, bocha, goalball, judô, natação e tênis em cadeira de rodas. O evento contará com mais de 600 atletas de 12 a 17 anos. As competições serão disputadas no Anhembi, no Ibirapuera e na Escola de Educação Física da PM.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br