Notícia

Fast Track: Técnico Jorge Fanck vê intercâmbio na China como ‘viagem da vida’

Por CBTM

28/11/2014 12h32


Gaúcho faz parte do programa da CBTM para formação de novos treinadores para o alto rendimento

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28/11/2014

A viagem da vida. Foi assim que Jorge Fanck definiu a experiência que terá a partir da próxima segunda-feira (1º/12), quando embarcará para um intercâmbio na China a convite da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). A iniciativa faz parte do Fast Track, programa de formação de treinadores para o alto rendimento liderado pelo renomado especialista francês Michel Gadal.

Fanck e outros dois treinadores – Raphael Moreira e Eric Mancini – passarão dez dias na China. Inicialmente, eles acompanharão a disputa do Mundial juvenil, em Xangai. Depois, conhecerão o trabalho do Shandong Luneng, clube que pertence à estatal de energia elétrica chinesa State-Grid, parceira da CBTM.

“Será a viagem da minha vida. Estou indo para a China ajudar a desenvolver o tênis de mesa brasileiro, tendo meu trabalho valorizado”, afirmou, entusiasmado, Fanck.

Para o treinador, os dez dias poderão acelerar o seu crescimento profissional, já que experimentará uma oportunidade única de ver e conviver com alguns dos melhores técnicos e atletas do mundo.

“Vai valer por quase um ano de estudo e acompanhamento. Poderemos ver como os treinadores atuam, qual postura adotam numa final. Muitas coisas novas serão mostradas no Mundial, como tendências de treinamento que às vezes demoram um pouco mais para chegar aqui. Vamos poder absorver isso”, avaliou.

Fanck, no entanto, sabe que apenas a observação não será o bastante para tirar o máximo do intercâmbio. Não à toa, já sabe qual atitude tomar assim que chegar na China.

“Cabe a nós nos desenvolvermos. Quero fazer com que esses dias sejam potencializados. Conversar ao máximo com técnicos e atletas para trocar experiências, perguntar sobre sistemas de treinamento e competições”, disse.

A ansiedade pela viagem é quase a mesma pela volta, quando Fanck terá a oportunidade de repassar o conhecimento adquirido para seus pupilos e outros treinadores nos três clubes em que trabalha: Esporte Clube Gustavo Schreiber, em São Leopoldo (RS), Sogipa, em Porto Alegre (RS), ACENB, em Ivoti (RS).

“Os atletas já estão loucos. A viagem motivou demais a comunidade daqui. Vou trazer novas técnicas, formas de treinamento que não temos conhecimento, e vou passar para eles”, afirmou.

Na visão do gaúcho, o programa Fast Track será fundamental para o futuro da formação de atletas no tênis de mesa brasileiro.

“ O objetivo é ter mais técnicos com visão de alto rendimento. Com técnicos mais capacitados, o número de atletas de alto rendimento vai aumentar. Não teremos aquela quebra de o atleta do interior do Rio Grande do Sul ir para a seleção, viver uma outra realidade lá e depois voltar para um treinamento de nível mais baixo”, concluiu.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?