Com cinco brasileiros, Mundial Juvenil começa neste domingo em Xangai
Por CBTM
Pelo ranking da competição, Calderano é um dos favoritos no torneio masculino
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28/11/2014
Começa neste domingo (30) o Mundial Juvenil 2014, que será realizado na cidade chinesa de Xangai e vai até o próximo domingo (7/12). A primeira categoria a ser disputada será por equipes, que no caso brasileiro só terá o time feminino. A definição das chaves acontecerá neste sábado (29).
Grande promessa brasileira na atualidade, o carioca Hugo Calderano (63º do mundo) é o número 4 do ranking no torneio internacional. As vitórias recentes, como a medalha de bronze nas Olimpíadas da Juventude e a vitória sobre o alemão Timo Boll (8º no ranking mundial) fazem o mesatenista crer em bons resultados.
“Estou treinando muito bem aqui, com regularidade. Estou muito confiante na minha técnica, no meu jogo”, disse Calderano, que disputará seu terceiro e último Mundial Juvenil, aos 18 anos, idade limite para a competição.
“O Mundial juvenil já era um dos principais objetivos para mim. É muito importante jogar bem e conseguir um bom resultado, pois é meu último torneio juvenil. Em termos pessoais, quero muito conseguir uma medalha, ter um grande resultado”, afirmou.
Completando o time masculino estará Massao Kohatsu (82º sub-18 do mundo), que venceu o Aberto Juvenil da Colômbia neste mês de novembro e vem crescendo na carreira – este será seu segundo Mundial Juvenil.
“Agora, estou com outra cabeça, muito mais concentrado. Sei que dá para encarar esses caras todos. O que mais mudei foi a forma de pensar o jogo. A técnica evoluiu também, mas a forma de pensar mudou muito”, declarou o paulista, destacando o avanço na parte mental.
Equipe feminina tem ‘caçulas’ da delegação
Pela idade, Bruna Takahashi é a menos experiente dentre as brasileiras: os 14 anos escondem a disputa do segundo Mundial Juvenil, competição que entrou ‘de surpresa’ em 2013. Agora, ela pretende fazer ainda mais bonito.
“Esse ano, chego mais preparada e sabendo quais serão meus desafios lá. Chego sem o nervosismo de estreia”, ressalta Bruna, que chegou a passar da fase preliminar na disputa das duplas mistas ao lado de Massao no ano passado, parando nos 32 avos de final.
“Não é fácil carregar essa responsabilidade de ser a mais nova. Espero poder alcançar meus objetivos. Treinei bastante saque e acho que isso pode fazer a diferença nessa competição. Estou me sentindo confiante, pois treinei muito”, apontou Takahashi.
Mas se não é a mais nova da delegação, Alexia Nakashima, de 15 anos, fará não somente sua estreia em mundiais, mas em competições fora do país. E ela não faz questão de esconder a ansiedade.
“Por causa dos torneios, acabo esquecendo um pouco da viagem, mas quando lembro fico bem empolgada e ansiosa. Será uma grande experiência”, declarou a mesatenista, que vem encarando uma maratona de treinos e jogos para chegar ao campeonato no melhor de sua forma.
Prata (sub-15) e bronze (sub-18) nos torneios individuais do Aberto da Colômbia, etapa do Circuito Mundial, além de ter levado três medalhas - dois bronzes (individual e por equipes) e uma prata (duplas) - no Campeonato Latino-Americano infantil, disputado no mesmo país, Alexia não traça metas humildes para a competição.
“Primeiro, quero jogar bem e dar o meu melhor. Chegar ao pódio é muito difícil, mas só de passar pra segunda fase vou ficar muito contente”, concluiu.
A mais velha do time feminino e que, assim como Bruna Takahashi, vai para seu segundo Mundial é Letícia Nakada. Aos 16 anos, a mesatenista – que já está incluída na disputa do Circuito Mundial Juvenil e de Cadetes, no Paraguai, em 2015 – espera poder mostrar sua evolução.
“Estou tentando aprimorar minha técnica, concentração, preparo físico e psicológico. Espero conseguir aplicar tudo aquilo que treinei e trabalhei para melhorar meus resultados”, resumiu Letícia.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br