Notícia

Com cinco brasileiros, Mundial Juvenil começa neste domingo em Xangai

Por CBTM

28/11/2014 21h22


Pelo ranking da competição, Calderano é um dos favoritos no torneio masculino
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 28/11/2014
 
 Começa neste domingo (30) o Mundial Juvenil 2014, que será realizado na cidade chinesa de Xangai e vai até o próximo domingo (7/12). A primeira categoria a ser disputada será por equipes, que no caso brasileiro só terá o time feminino. A definição das chaves acontecerá neste sábado (29).
 
Grande promessa brasileira na atualidade, o carioca Hugo Calderano (63º do mundo) é o número 4 do ranking no torneio internacional. As vitórias recentes, como a medalha de bronze nas Olimpíadas da Juventude e a vitória sobre o alemão Timo Boll (8º no ranking mundial) fazem o mesatenista crer em bons resultados.
 
Confira entrevista completa com Hugo Calderano
 
“Estou treinando muito bem aqui, com regularidade. Estou muito confiante na minha técnica, no meu jogo”, disse Calderano, que disputará seu terceiro e último Mundial Juvenil, aos 18 anos, idade limite para a competição.
 
“O Mundial juvenil já era um dos principais objetivos para mim. É muito importante jogar bem e conseguir um bom resultado, pois é meu último torneio juvenil. Em termos pessoais, quero muito conseguir uma medalha, ter um grande resultado”, afirmou.
 
Completando o time masculino estará Massao Kohatsu (82º sub-18 do mundo), que venceu o Aberto Juvenil da Colômbia neste mês de novembro e vem crescendo na carreira – este será seu segundo Mundial Juvenil.
 
Confira entrevista completa com Massao Kohatsu
 
“Agora, estou com outra cabeça, muito mais concentrado. Sei que dá para encarar esses caras todos. O que mais mudei foi a forma de pensar o jogo. A técnica evoluiu também, mas a forma de pensar mudou muito”, declarou o paulista, destacando o avanço na parte mental.
 
Equipe feminina tem ‘caçulas’ da delegação 
 
Pela idade, Bruna Takahashi é a menos experiente dentre as brasileiras: os 14 anos escondem a disputa do segundo Mundial Juvenil, competição que entrou  ‘de surpresa’ em 2013. Agora, ela pretende fazer ainda mais bonito.
 
Confira entrevista completa com Bruna Takahashi
 
“Esse ano, chego mais preparada e sabendo quais serão meus desafios lá. Chego sem o nervosismo de estreia”, ressalta Bruna, que chegou a passar da fase preliminar na disputa das duplas mistas ao lado de Massao no ano passado, parando nos 32 avos de final.
 
“Não é fácil carregar essa responsabilidade de ser a mais nova. Espero poder alcançar meus objetivos. Treinei bastante saque e acho que isso pode fazer a diferença nessa competição. Estou me sentindo confiante, pois treinei muito”, apontou Takahashi.
 
Mas se não é a mais nova da delegação, Alexia Nakashima, de 15 anos, fará não somente sua estreia em mundiais, mas em competições fora do país. E ela não faz questão de esconder a ansiedade.
 
Confira entrevista completa com Alexia Nakashima
 
“Por causa dos torneios, acabo esquecendo um pouco da viagem, mas quando lembro fico bem empolgada e ansiosa. Será uma grande experiência”, declarou a mesatenista, que vem encarando uma maratona de treinos e jogos para chegar ao campeonato no melhor de sua forma.
 
Prata (sub-15) e bronze (sub-18) nos torneios individuais do Aberto da Colômbia, etapa do Circuito Mundial, além de ter levado três medalhas - dois bronzes (individual e por equipes) e uma prata (duplas) - no Campeonato Latino-Americano infantil, disputado no mesmo país, Alexia não traça metas humildes para a competição.
 
“Primeiro, quero jogar bem e dar o meu melhor. Chegar ao pódio é muito difícil, mas só de passar pra segunda fase vou ficar muito contente”, concluiu.
 
A mais velha do time feminino e que, assim como Bruna Takahashi, vai para seu segundo Mundial é Letícia Nakada. Aos 16 anos, a mesatenista – que já está incluída na disputa do Circuito Mundial Juvenil e de Cadetes, no Paraguai, em 2015 – espera poder mostrar sua evolução.
 
Confira entrevista completa com Letícia Nakada
 
“Estou tentando aprimorar minha técnica, concentração, preparo físico e psicológico. Espero conseguir aplicar tudo aquilo que treinei e trabalhei para melhorar meus resultados”, resumiu Letícia.
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 
Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
 
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?