Notícia

Caroline Kumahara faz balanço da temporada e destaca evolução mental

Por CBTM

01/12/2014 23h44


Brasileira fez parte da conquista da segunda divisão do Mundial por equipes

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 01/12/2014

Caroline Kumahara, de 19 anos, é atleta da seleção e vem se firmando cada vez mais como uma das principais atletas brasileiras do tênis de mesa. Após um ano de intenso aprendizado, ela faz um balanço de 2014 e projeta mais evolução pela frente.

“Eu acho que foi um ano positivo, onde aprendi muita coisa, não tanto tecnicamente, mas sim como lidar com certas situações que sempre acontecem. Ganhei mais experiência, passei por momentos difíceis, tivemos a mudança da bola. Agora é refletir e tentar melhorar mais”, disse Caroline, citando a alteração do material das bolas, que deixou de ser feito de celuloide e passou ao PVC, plástico.

Como toda atleta que começa cedo, Kumahara, em meio à rotina de treinos e constante aprendizado, se cobra resultados e conquistas. Por isso a evolução interna foi o elemento mais importante para a mesatenista em 2014, pois permite que ela lide com todos esses fatores.

“As maiores lições que levo deste ano foram os encontros com o François (Ducasse), onde aprendi muita coisa e que fizeram muita diferença no modo de pensar e agir. Também aprendi a aceitar melhor os momentos ruins e continuar lutando”, contou a mesatenista. François Ducasse é amigo pessoal de Jean René Mounie, técnico da seleção brasileira de tênis de mesa, e autor do livro “Cabeça de Campeão – Como a psicologia forma vencedores no esporte e na vida”. A publicação explica o programa de formação de atletas que existe na França por meio de François.

Sobre as conquistas deste ano, Caroline não hesita em citar o Mundial por equipes, realizado no Japão em maio.

“A grande vitória foi a conquista da segunda divisão do Mundial por equipes, com certeza”, relembrou. Na ocasião, o Brasil fez 3 a 0 sobre a Suécia na final.

“Meu próximo grande objetivo em questão de resultado é disputar os Jogos Pan-Americanos e lutar por medalha”, disse Caroline. A competição realizada em Toronto, no Canadá, em 2015, classifica o campeão automaticamente para os Jogos Olímpicos.

Recentemente, a mesatenista conquistou o título do torneio individual dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Em outubro, a paulista fez um intercâmbio na China, antes de disputar sua segunda Copa do Mundo na carreira, na Áustria.


A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?