Por CBTM
Torneio na Tailândia pode coroar ano histórico que já teve medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 05/12/2014
A partir da próxima quinta-feira (11), em Bangkok, na Tailândia, começam as disputas do World Tour Grand Finals, última etapa que reúne os melhores participantes do Circuito Mundial de Tênis de Mesa da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Hugo Calderano é o Brasil na competição, que ele disputará na categoria sub-21.
Apesar do grande desafio que terá pela frente, os resultados recentes da competição podem motivar o brasileiro de 18 anos, prestes a completar quatro meses na cidade de Ochsenhausen, na Alemanha . No ano passado, o título ficou nas mãos de um não-asiático bem conhecido de Calderano: o francês Simon Gauzy, seu companheiro de clube. Na final, ele superou o alemão Patrick Franziska, que havia vencido o torneio em 2012 e também atua na Liga Alemã.
Se a supremacia nos últimos anos tem sido dividida entre europeus e asiáticos, a vitória de um latino americano seria histórica. Hugo Calderano é o terceiro melhor no Circuito, mas é o 11º colocado no ranking mundial sub-21 e entra credenciado como melhor ranqueado entre os participantes: os japoneses Asuka Machi (17º), Kohei Sambe (25º) e Asuka Sakai (26º); o coreano Woojin Jang (16º); Feng Chen, de Cingapura (18º); o francês Romain Lorentz (23º); e o tailandês Padasak Tanviriyavechakul (81º).
Para se classificar para o Grand Finals, são selecionados os oito melhores colocados na classificação do Circuito Mundial, que têm também de ter participado ao menos de quatro eventos em dois continentes diferentes. O campeão do torneio sub-21 leva para casa um prêmio de 20 mil dólares.
Após um resultado histórico nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, quando conquistou a medalha de bronze, Hugo Calderano venceu o alemão Timo Boll (então 8º colocado no ranking mundial) na Liga Alemã e disputou seu último Mundial Juvenil na carreira, caindo nas oitavas de final com elogios do técnicos da seleção brasileira, Jean René Mounie. Com a competição restante, o ano de 2014 pode ser ainda mais incrível para o jovem mesatenista.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br