Por CBTM
Mesatenista vive na Alemanha desde agosto com os companheiros de seleção
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 05/12/2014
Cazuo Matsumoto teve de mudar sua vida completamente em 2014 – mas por uma boa causa. Desde agosto, o atleta vive em Ochsenhausen, na Alemanha, com outros companheiros de seleção brasileira. A estrutura e o nível de treinamento encontrados ajudaram o 82º melhor mesatenista do mundo a evoluir ainda mais e traçar objetivos maiores para 2015.
O segredo do Ochsenhausen é abrir as portas, principalmente, para atletas estrangeiros que buscam atividades de excelência. Há três grupos no clube: a equipe principal, que conta, inclusive, com Hugo Calderano, um selecionado de jovens talentos e outros jogadores que participam de menos competições ao longo da temporada.
“Acho que esse ano foi bom, eu melhorei bem tecnicamente, consegui treinar bastante aqui na Europa, mudei muita coisa no meu jogo. Tive muita evolução junto com o esporte em geral, que está em constante crescimento”, analisou Cazuo, que destacou os principais pontos aprimorados.
“Consegui melhorar o meu forehand, que ainda tem alguns problemas, mas evoluiu bastante. Em relação à bola média e à recepção, também, pela quantidade de pessoas que venho enfrentando. Isso que é essencial: estar treinando com muitos jogadores diferentes”, disse.
Apesar da notável evolução, Cazuo não disputou muitas competições ao longo da temporada. Entre suas principais conquistas no ano está o inédito título da Copa Latino-Americana diante do mexicano Marcos Madrid.
“Foi muito importante para mim, porque me machuquei no fim do ano passado e foi o meu retorno de fato. Faltava esse título no meu currículo e a final foi muito boa. O Marcos estava bem naquele dia, mas consegui manter a concentração e vencer”, afirmou.
A conquista da Copa Latino-Americana garantiu a Cazuo uma vaga na Copa do Mundo masculina, na Alemanha. O brasileiro caiu em um grupo difícil e acabou eliminado na primeira fase.
“Lá, consegui jogar de igual pra igual com jogadores melhores ranqueados e muito experientes, que foram o Tiago (Apolonia) e o Achanta (Sharath). Em vários sets pude ganhar ou diminuir a diferença. Talvez tenha faltado um pouco mais de calma, mas fiquei feliz pelo meu desempenho”, avaliou.
Cazuo já tem em mente os próximos objetivos. O primeiro é a seletiva para a seleção brasileira, que acontecerá nos dias 20 e 21 de dezembro. Depois, o brasileiro espera um primeiro semestre agitado em 2015, com destaque para a Copa do Mundo por equipes, em janeiro, e para o Mundial individual, em abril.
“Nesse começo de 2015 vou ter vários torneios internacionais, então são várias oportunidades. Nesse ano, eu só joguei quatro campeonatos no segundo semestre. E isso vai ser bom, porque estou treinando bem e quero mostrar isso alcançando os resultados”, concluiu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br