Notícia

Após grande experiência no Mundial Juvenil, técnicos do Fast Track visitam Shandong Luneng

Por CBTM

08/12/2014 20h05


Clube é referência em alto rendimento no país do tênis de mesa 
 
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 08/12/2014
 
Os três técnicos brasileiros que participam do Fast Track, programa da CBTM para formação de técnicos de alto rendimento, seguem seu intercâmbio na China, agora mudando o foco das competições internacionais para o cotidiano nos clubes, através de visita ao Shangdong Luneng, um dos principais no país.
 
No último final de semana, Jorge Fanck, Eric Mancini e Raphael Moreira (foto) acompanharam de perto as finais do Mundial Juvenil, em Xangai. Para Raphael, ver o público foi das coisas mais interessantes dos últimos dias da experiência, que contou também com entrevistas com técnicos estrangeiros. 
 
“As finais foram sensacionais. Além do nível técnico altíssimo, houve uma presença excelente de público que vibrava demais a cada ponto mais disputado. A final mais emocionante que eu acompanhei até hoje foi a do torneio de duplas masculino, em que a dupla chinesa Xue Feo e Lyu Xiang superou os coreanos Kim Minhyeok e Cho Seungmin. Os visitantes chegaram a abrir 8 a 5 no placar no último set, quando estava 3 a 3, mas os chineses viraram para o delírio da torcida”, contou o paulista.
 
Nas conversas com Joze Urh, da Eslovênia, e Denis Michelotto, da Bélgica, foram passadas informações sobre treinamento, trato com os atletas, e todas as questões que envolvem o alto rendimento. Os brasileiros também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o ex-jogador Jean-Philippe Gatien, que foi alvo de elogios dos técnicos. 
 
“Foi uma entrevista muito boa. Ele respondeu todas as nossas perguntas e não se limitou, deu também a visão do lado do atleta de alto rendimento”, disse Jorge Fanck. 
 
Eric Mancini ressaltou a importância da pluralidade de visões com as quais eles estão tendo contato, bem como as partidas observadas. Tudo isso para colocar em prática em prol de atletas e técnicos em solo brasileiro.
 
“Temos assistido jogos num nível muito bom e tentando entender um pouco a diferença entre o que treinamos no Brasil, para melhorar os nossos atletas. Está sendo muito bom pra gente porque são várias opiniões, nem sempre são certas ou erradas, mas coisa que escutamos e podemos utilizar”, destacou.
 
Estrutura e intensidade de trabalho impressionam
 
Depois da ótima experiência em Xangai, os brasileiros, acompanhados do consultor internacional Michel Gadal, rumaram para a cidade de Jinan, sede do clube Shandong Luneng, atual campeão da Superliga Chinesa em ambos os naipes e de propriedade da State Grid, estatal de energia elétrica parceira da CBTM. Num complexo que reúne 24 mesas, além de hospedagem para convidados, técnicos e jogadores, restaurante e academia, os brasileiros não pouparam elogios. Em termos técnicos, o que mais chamou a atenção foi a intensidade dos treinos.
 
“Acompanhamos as duas sessões de treinamento, uma com foco em movimentação ao redor da mesa e a outra diante de um robô, exercitando a técnica aliada à movimentação. Tudo é feito com muita intensidade, tanto pelos atletas como técnicos, que estão sempre corrigindo e orientando”, explicou Raphael Moreira. 
 
E como em todas as atividades, a troca de experiências também aconteceu, a fim de somar cada vez mais à formação dos treinadores brasileiros.
 
“São dez técnicos e 48 atletas das mais variadas idades. Foi muito proveitoso para nós, que consultamos o (Michel) Gadal e os técnicos o tempo todo. Não paramos de pensar em formas de aplicar esse conhecimento no Brasil”, completou.
 
Jorge Fanck, Eric Mancini e Raphael Moreira permanecem na China por mais alguns dias acompanhando as atividades no Shandong Luneng. 
 
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
 
Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
 
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?