Notícia

Seleção paralímpica: equipe multidisciplinar faz balanço positivo de 2014 e mira Parapan

Por CBTM

09/12/2014 17h11


Grupo responsável pelo time de andantes se reuniu para avaliar resultados e planejar o próximo ano

Da redação, no Rio de Janeiro – 09/12/2014

A equipe multidisciplinar responsável pelo comando da seleção brasileira paralímpica andante se reuniu na última sexta-feira (5), no centro de treinamento FranTT, em Piracicaba (SP), para fazer um balanço desta temporada e definir o planejamento para 2015. A avaliação de todos foi a mesma: após um ano muito positivo, o foco se volta para os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá.

O encontro da última semana contou com três membros da equipe multidisciplinar: além do técnico Paulo Camargo, participaram o Dr. Hermes Balbino, que faz acompanhamento psicológico dos atletas, e o Dr. Sérgio Camarda, fisiologista responsável pela preparação física do time. Compõem ainda o grupo o fisioterapeuta Thiago Tanaka e o ortopedista José Roberto Alleoni.
 
Na avaliação de Paulo Camargo, o resultado do trabalho desenvolvido em 2014 foi aprovado. Nesta temporada, a seleção paralímpica andante teve importantes conquistas, com destaque para as duas medalhas no Mundial – bronze para Bruna Alexandre, na Classe 10 individual, e para Bruna, Jennyfer Parinos e Jane Rodrigues, na Classe 9/10 por equipes –, as primeiras do Brasil na história da competição.
 
“Individualmente, cada atleta melhorou nas partes psicológica e física, e também no aspecto técnico. No nosso balanço, os resultados foram positivos. Todos os atletas em algum momento tiveram alguma conquista significativa, seja no Mundial, na França, na Eslováquia... Venceram cinco top 20 do mundo. Foram diferentes resultados, mas sempre positivos”, disse Paulo.
 
O treinador elogiou o trabalho tanto no aspecto psicológico como no físico


"A parte psicológica, liderada pelo Dr. Hermes, ajudou muito. Ele também trabalha com a seleção feminina de vôlei. Foi muito importante, principalmente nos trabalhos de concentração e de controle de ansiedade durante os jogos”, afirmou, destacando ainda o papel do Dr. Sérgio Camarda.

“Ele também conseguiu resultados excelentes. Todos melhoraram os índices de avaliação. Hoje, estão muito mais atléticos. Foram feitos testes de força para entender o que podem trabalhar”, disse.

Em 2015, a prioridade será os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, que acontecerão em agosto. A competição será classificatória para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

“Para 2015, vamos manter as avaliações logo no primeiro trimestre, já começando os trabalhos voltados para o Parapan de Toronto. Também teremos outras competições na Europa, mas é o evento mais importante do ano e teremos trabalho específico para essa competição”, concluiu Paulo.?

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK
: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?