Notícia

Jean René Mounie, técnico da seleção, analisa Grand Finals e prevê crescimento maior de Calderano em 2015

Por CBTM

12/12/2014 14h21


Treinador destaca maratona de jogos enfrentada pelo carioca

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12/12/2014

Na madrugada desta sexta-feira (12), Hugo Calderano acabou eliminado nas semifinais do torneio sub-21 do Grand Finals Circuito Mundial 2014, em Bangkok (Tailândia). Jean René Mounie, técnico da seleção brasileira, destacou o equilíbrio no revés diante do coreano Woojin Jang e o grande ano que está por vir na carreira do brasileiro.

“Ele começou o jogo muito bem, mas infelizmente o coreano cresceu, enquanto o Hugo teve dificuldades para manter o nível inicial. Os rallys estavam equilibrados, mas Jang dominava a parte de saque e recepção”, explicou Mounie.

Mesmo após vencer os dois primeiros sets de forma arrebatadora (11/6 e 11/2) e ver seu adversário reagir e virar a partida (7/11, 9/11 e 6/11), Calderano se manteve concentrado e por muito pouco não voltou ao jogo no quinto set.

“Hugo fez um último set de qualidade, tendo inclusive duas oportunidades com um placar 10/8. Mas o coreano conseguiu reverter e vencer a partida”, elogiou Jean René, sobre o set derradeiro, que terminou em 14/12 para Woojin Jang.

O técnico francês também comentou a competição como um todo, que teve boas performances de Calderano – ele venceu as três primeiras partidas, pela fase de grupos – e voltou a destacar a participação do brasileiro no Mundial Juvenil, quando caiu nas oitavas de final.

“Ele conseguiu bons resultados aqui na Ásia, durante 15 dias. Podemos dizer que o jogo do Hugo está evoluindo, sua movimentação melhorou e a qualidade do saque também”, disse Mounie, antes de citar também a parte física.

“Ainda que precisemos esperar a volta dele para a Alemanha para saber ao certo, até agora (na temporada) o Hugo não teve nenhum problema físico especial, mesmo jogando uma grande sequência de jogos. Essa evolução (física) é muito importante e vai permitir aumentar a quantidade de trabalho”, explicou o francês.

A questão da maratona enfrentada por Calderano, entre competições pelo seu clube na Alemanha, competições adultas e juvenis, foi colocada por Jean René como ponto chave para entender mais sobre o desempenho do mesatenista.

“Precisamos nos lembrar e entender que durante o Mundial Juvenil, o Hugo venceu o (Patryk) Zatowka (nas quartas de final), o jogo acabou às 12h55, para jogar de novo contra o Liu Dingshuo às 13h15. Essa situação não existe no adulto, foi bem difícil pra ele se recuperar”, apontou o treinador.

“Só ontem (quinta) o Hugo fez 19 sets no mesmo dia para ganhar o grupo dele. Então ele não conseguiu sempre ter a mesma qualidade e intensidade, mas se nós tivermos tempo e os meios para trabalhar, essa parte deve evoluir rapidamente”, afirmou Mounie.

“Em relação ao seu jogo, muitas coisas foram bastante positivas. Posso dizer que ele já evoluiu bastante no saque, mas ainda é uma parte que ele precisa melhorar, especialmente em termos de regularidade”, disse Jean René, que mesmo com um 2014 recheado de grandes resultados e muita evolução, espera um 2015 ainda melhor para Calderano.

“A partir de janeiro, o Hugo vai ter mais tempo para trabalhar forte, menos viagem e jogos (por não ser mais juvenil). É exatamente o que ele precisa neste momento. O jeito de administrar o calendário dele no próximo ano é uma das chave para crescer", projetou Jean René Mounie.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?