Por CBTM
Infantil masculino e Hopes, em ambos os naipes, conhecem primeiros classificados para a seleção brasileira em 2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12/12/2014
O primeiro dia da seletiva da seleção brasileira olímpica para 2015 definiu as atletas classificadas para a fase final da disputa adulta feminina, além dos campões no infantil masculino e no Hopes masculino e feminino. A competição começou nesta sexta-feira (12) e ainda terá jogos nos dias 13, 14, 20 e 21, sempre em São Caetano do Sul (SP).
Os jogadores que ganharem a seletiva garantirão vaga no Hopes International ITTF (categoria Hopes), no Campeonato Sul-Americano (mirim, infantil e juvenil) e no Campeonato Latino-Americano (adulto).
No adulto feminino, as 15 atletas foram divididas em três grupos para a primeira fase. O destaque ficou por conta da chave 2, que contou com três jogadoras que fizeram parte da seleção este ano: Jessica Yamada (ADR Itaim Keiko/São José dos Campos-SP), Ligia Silva (FME Concórdia-SC) e Lin Gui (São Bernardo/Asa/Palmeiras-SP), além de Priscila Dias (FranTT Piracicaba-SP. As duas primeiras levaram as vagas na etapa seguinte.
No Grupo 1, Leticia Nakada (São Caetano/Seest/Xiom-SP) e Bruna Takahashi (São Caetano/Seest/Xiom-SP), que defenderam o Brasil no Mundial juvenil, na semana passada, se garantiram na próxima fase.
No 3, as classificadas foram Amanda Marques (Associação Esportiva Lassalista-AM) e Martina Kohatsu (Jabaquara Atlético Clube-SP), enquanto Alexia Nakashima (Associação Joinvilense-SC) e Bruna Alexandre (São Caetano/Seest/Xiom-SP) avançaram no 4.
“Vai ser uma disputa muito interessante. Ligia e Jessica, pela experiência, levam um favoritismo, mas as outras meninas jovens podem jogar com menos pressão, mais soltas, e, com isso, complicar para as favoritas”, avaliou o coordenador técnico de seleções, Lincon Yasuda.
Neste sábado (13), a disputa será em sistema eliminatório, começando nas quartas de final. A campeã será conhecida à tarde.
Hopes e infantil definidos
A primeira das duas vagas do infantil masculino ficou com Rafael Torino. Na final, o atleta de São Caetano/Seest/Xiom (SP) venceu Pedro Rodrigues, do Santa Cecília/LSTM/Saldanha da Gama (SP), por 4 a 0 e conquistou o título.
“O Rafael atuou muito bem. Esteve sempre confiante e agressivo. Foi uma vitória incontestável”, avaliou Lincon.
No Hopes, o título masculino ficou com Henrique Noguti (Clube Intercolonial 2006), que derrotou na decisão Gustavo Gerstmann (Jundiaí Clube-SP) por 3 a 1. Os dois atletas participaram das detecções de talentos neste ano e treinaram com o português Ricardo Faria. No feminino, o ouro foi para Vanessa Suwu, do ADM Petrópolis (RJ).
Sobre a seletiva olímpica
Durante a seletiva olímpica, estarão em jogo vagas para as equipes de dez diferentes categorias: hopes, mirim, infantil, juvenil e adulto, tanto no masculino quanto no feminino.
Até o momento, apenas quatro atletas já estão garantidos na seleção, por méritos técnicos: Beatriz Kimoto (mirim), Bruna Takahashi (infantil), Gustavo Tsuboi (adulto) e Caroline Kumahara (adulto).
Ao todo, estarão em disputa 14 vagas para as seleções: hopes masculino (1), hopes feminino (1), mirim masculino (2), mirim feminino (1), infantil masculino (2), infantil feminino (1), juvenil masculino (2), juvenil feminino (2), adulto feminino (1) e adulto masculino (1).
Confira a programação dos próximos dias:
13/12
Adulto feminino (segunda fase)
Juvenil masculino (vaga 1)
Mirim masculino (vaga 1)
Mirim feminino
14/12
Juvenil masculino (vaga 2)
Mirim masculino (vaga 2)
Infantil masculino (vaga 2)
Infantil feminino
20/12
Adulto masculino (primeira fase)
Juvenil feminino (vaga 1)
21/12
Adulto masculino (segunda fase)
Juvenil feminino (vaga 2)
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br