Por CBTM
Mesatenista foi premiado como melhor atleta da modalidade em 2014 e também pela conquista do bronze olímpico em Nanquim
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 16/12/2014
Hugo Calderano foi duplamente homenageado na noite desta terça-feira (16), durante o Prêmio Brasil Olímpico, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para premiar os melhores atletas do ano. Durante a cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), o carioca foi eleito o melhor mesatenista da temporada e ainda foi citado em tributo especial aos medalhistas dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em agosto, em Nanquim, na China.
Premiado pelo segundo ano seguido como destaque da modalidade, desta vez Hugo não pode comparecer ao evento, já que está na reta final da preparação para as finais da Copa da Alemanha. O brasileiro defenderá o Liebherr Ochsenhausen nas disputas que começarão no sábado (20), com os confrontos de quartas de final.
“Eu ganhei o Prêmio Brasil Olímpico pela primeira vez em 2009, como melhor atleta das Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos. Lembro que, naquela noite, pensei como seria ganhar o prêmio de melhor mesatenista. É um reconhecimento muito importante para qualquer atleta. Infelizmente, não pude participar da cerimônia, mas estou muito feliz por ter sido escolhido”, disse o atleta de 18 anos.
Hugo esteve representado pela avó Solange Vilas Boas Borges e pelo avô Antônio de Araújo Borges, que viveu com o neto durante quase dois anos em São Caetano do Sul (SP), onde o atleta deu um importante passo na sua carreira.
“É uma satisfação enorme vê-lo na Alemanha. Sentimos falta, mas no fim do ano estaremos juntos novamente”, afirmou seu Antônio, que, bem-humorado, propôs uma solução para matar a saudade do neto.
“Já me ofereci para ser cozinheiro dele lá na Alemanha (risos)”, brincou.
Hugo arrancou elogios até de atletas de outras modalidades. Medalhista de ouro no vôlei de praia ao lado de Ana Patricia em Nanquim, Duda revelou sua admiração pelo mesatenista.
“Sempre o admirei muito. É um fenômeno, e fico muito feliz que tenha recebido esse reconhecimento”, afirmou a jogadora, que é praticante de tênis de mesa nas horas vagas.
O prêmio de Melhor Atleta do Ano foi para as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, no feminino, e para o ginasta Arthur Zanetti, no masculino. A ginasta Flavia Saraiva foi eleita a Atleta da Torcida. Ao todo, 43 modalidades foram homenageadas pelo COB.
Ano histórico
A grande conquista de Hugo este ano foi a medalha de bronze em Nanquim, o primeiro pódio olímpico do tênis de mesa brasileiro na história. O carioca fez uma grande campanha, sofrendo apenas um revés ao longo de toda a competição, justamente nas semifinais.
O brasileiro teve ainda outros importantes resultados em 2014, como os títulos do Aberto do Japão sub-21, do Campeonato Brasileiro adulto individual e do Campeonato Latino-Americano. Hugo também levou a prata nas Finais do Circuito Mundial juvenil e o bronze nos torneios sub-21 do Grand Finals e dos Abertos do Qatar e do Kuwait.
O ano de 2014 também marcou a ida do mesatenista para o Liebherr Ochsenhausen. Apesar do curto tempo na Alemanha, já impressionou torcedores, companheiros de equipe e até rivais. Seu principal resultado até aqui foi a vitória por 3 a 0 sobre Timo Boll, ex-número um do ranking mundial e atual nono colocado na lista.
Confira todos os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico no tênis de mesa:
2014 – Hugo Calderano
2013 – Hugo Calderano
2012 – Caroline Kumahara
2011 – Hugo Hoyama
2010 – Gustavo Tsuboi
2009 – Thiago Monteiro
2008 – Thiago Monteiro
2007 – Hugo Hoyama
2006 – Cazuo Matsumoto
2005 – Hugo Hoyama
2004 – Hugo Hoyama
2003 – Hugo Hoyama
2002 – Thiago Monteiro
2001 – Thiago Monteiro
2000 – Hugo Hoyama
1999 – Reinaldo Yamamoto
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br