Por CBTM
Representantes do país vão brilhando nas disputas individuais em San José
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 20/12/2014
O Brasil começou muito bem a disputa da Copa Costa Rica, evento que fecha o calendário internacional do tênis de mesa paralímpico em 2014. Após o primeiro dia de competição, os representantes do país seguem com chances de medalha em 12 classes. Duas já estão garantidas: a prata de Francisco Sales, na Classe 1, e o bronze de Sonia Oliveira, na 5.
Na 1/2, Catia Oliveira lidera o grupo único de forma isolada, com três vitórias em três jogos, sobre a irlandesa Rena Rooney (3 a 2) e as compatriotas Fabiula Pinto (3 a 0) e Valeria Schmidt (3 a 0).
Thais Severo e Luana Couto estão nas semifinais da Classe 3, ambas com rivais sul-coreanas no caminho. A primeira terá pela frente Ok Kim, enquanto a outra jogará contra Hyun-ja Choi.
Na Classe 5, Sonia de Oliveira levou o bronze no grupo único com duas derrotas e um triunfo, justamente sobre a também brasileira Maria Luiza Passos (3 a 1).
Dina Abreu se garantiu nas semifinais da Classe 6/7 ao avançar em segundo no Grupo A com duas vitórias e um revés. Ela enfrentará neste sábado a canadense Stephanie Chan.
Elem Silva venceu a venezuelana Ana Luisa Melendez (3 a 0) e a mexicana Claudia Pérez (3 a 2), avançando à semifinal da Classe 8/10. Sua adversária na semifinal será a sul-coreana Eo Jin Baek.
Na Classe 1 masculina, Francisco Sales levou a prata. O brasileiro venceu o americano Michael Godfrey (3 a 0) e caiu diante do também americano Sebastian de Francesco (3 a 2) e do finlandês Matti Launonen (3 a 0), que ficou com o ouro.
Hemerson Kovalski avançou às semifinais da Classe 2 após bater o mexicano Gabriel Zaldivar (3 a 0) e o costarriquenho Erik Nuñez (3 a 0, W.O.). O brasileiro foi superado pelo chinês Sheng Wang (3 a 2), mas mesmo assim se classificou na primeira posição. Ele terá pela frente o irlandês Ronan Rooney.
David Freitas está nas quartas de final na Classe 3. O brasileiro se classificou em segundo no Grupo E e, na sequência, passou pelo costarriquenho Geovanni Rodríguez por 3 a 0 nas oitavas. Na próxima fase, seu adversário será o chinês Ping Zhao.
Claudiomiro Segatto venceu seus três jogos na fase de grupos e se classificou em primeiro, já garantindo vaga na semifinal. Ele aguarda o vencedor do duelo entre o alemão Selcuk Cetin e o italiano Fabrizio Bove.
Na Classe 6, Luiz Henrique Medina, o Kaíque, avançou na segunda posição do Grupo A para as semifinais, em que enfrentará o chinês Jiaxin Huang.
A Classe 8 terá um duelo brasileiro nas quartas de final. Francisco de Melo avançou em primeiro no Grupo C com três vitórias, enquanto Nilson Oliveira se classificou em segundo no B. Quem passar terá pela frente na semifinal o alemão Johanes Urban.
Quatro brasileiros se classificaram para as quartas de final da Classe 8. Flavio Conceição enfrentará o sueco Linus Karlsson, enquanto Guilherme Ifanger jogará contra o holandês Gerben Last. Já Mario Luis Costa e Ramon Colocubo farão o duelo verde e amarelo.
Claudio Massad passou invicto pelo Grupo C da Classe 10 e terá pela frente o costarriquenho Alejandro Hidalgo. Já Basilio Oliveira se classificou em segundo no A e disputará um lugar na semifinal contra o chinês Hao Lian.
Ainda neste sábado, começam as disputas por equipes. O Brasil estará representado nas classes 2/3, 4/5, 6/7 e 8/10, no feminino, e 1/2, 3, 4, 5, 6/7, 8, 9 e 10, no masculino. A competição terminará no domingo (21).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br