Notícia

Copa Costa Rica: Brasileiros levam 13 medalhas no segundo dia de disputas

Por CBTM

21/12/2014 04h07


Catia Oliveira e Ezequiel Babes subiram no topo do pódio. Eventos por equipes fecham a competição neste domingo

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/12/2014

No segundo dia de disputas da Copa Costa Rica, os brasileiros seguiram brilhando. Neste sábado (20), os representantes do país conquistaram dois ouros – com Catia Oliveira, na Classe 1/2, e Ezequiel Babes, na Classe 4 –, uma prata e dez bronzes. A competição será encerrada neste domingo (21), com a definição dos torneios por equipes.

No feminino, Catia Oliveira confirmou o ouro na Classe 1/2 ao bater no jogo decisivo a americana Tara Profitt por 3 a 0. A vitoriosa campanha da brasileira incluiu uma vitória por 3 a 2 sobre a irlandesa Rena Rooney, nona colocada do ranking mundial da Classe 2.

“Esperávamos um bom desempenho, mas a Catia foi além os limites para vencer a nona melhor do mundo. O trabalho que vem sendo feito com ela permitiu esse resultado. Ela não sentiu a pressão de estar jogando aqui na Costa Rica”, avaliou o técnico Jorge Leite.

Emocionada, Catia vibrou muito após a conquista do ouro logo em sua primeira competição internacional.

“Fiquei muito feliz, pois foi meu primeiro evento internacional. Joguei contra grandes atletas, e ganhar da Rena Rooney já foi uma medalha de ouro. Não tenho palavras para dizer o que estou sentindo”, comemorou.

Na Classe 3, uma dobradinha brasileira: Thais Severo levou a prata após ser superada pela sul-coreana Hyun-já Choi, enquanto Luana Silva ficou com bronze.

“Treinei o ano todo para isso. Vim porque queria muito enfrentar as coreanas, que nunca havia enfrentado. Venci duas e saí satisfeita. Estou muito ansiosa para a próxima temporada”, disse Thais.

O Brasil ainda conseguiu outras duas medalhas de bronze no feminino. Dina Abreu caiu nas semifinais da Classe 6/7 diante da canadense Stephanie Chan por 3 a 0, enquanto Elem Silva foi derrotada pela sul-coreana Eo Jin Baek (3 a 2) na 8/10.

“Meu objetivo era uma medalha e consegui. Ano que vem estarei ainda mais preparada. Sou Classe 6 e joguei apenas contra atletas de Classe 7. Espero melhorar ainda mais meus resultados na próxima temporada”, projetou Dina.

No masculino, destaque para o título de Ezequiel Babes na Classe 4. O brasileiro levou o ouro batendo o espanhol Francisco Sayago por 3 a 0 na decisão. O bronze foi para Ivanildo de Freitas, que foi derrotado nas semifinais justamente pelo campeão.

“Tenho treinado duas vezes por dia, com um forte trabalho de preparação. Tive um grande desafio na final. Estava um pouco nervoso no início, mas consegui impor um jogo e consegui essa vitória”, avaliou Ezequiel.

O Brasil conquistou ainda outros seis bronzes com Hemerson Kovalski (Classe 2), Claudiomiro Segatto (Classe 5), Luiz Henrique Medina, o Kaíque (Classe 6), Francisco de Melo (Classe 8), Mario Luis Ribeiro (Classe 9) e Claudio Massad (Classe 10).

“Enfrentei algumas dificuldades comigo mesmo. Nas últimas temporadas, participei pouco de eventos internacionais, e vejo que isso é tão importante quanto os treinamentos. Se disputar umas cinco etapas do circuito internacional na próxima temporada, poderei alcançar novas perspectivas”, afirmou Kovalski, que elogiou o apoio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) aos participantes da competição.

“Quero agradecer à entidade, principalmente pelo suporte na parte administrativa. Com esse apoio, conseguimos focar no jogo, no descanso, na preparação psicológica. Nesse sentido, fez muita diferença”, completou.

O Brasil já havia conquistado duas medalhas no primeiro dia de disputas da Copa Costa Rica, com Sonia Oliveira (Classe 5) e Francisco Sales (Classe 1).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?