Notícia

CONQUISTAS 2014: Campeã brasileira individual, Katia Kawai relembra ouro em Fortaleza

Por CBTM

22/12/2014 20h43


Mesatenista derrotou Bruna Alexandre na decisão do Absoluto A feminino

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 22/12/2014

A capital cearense, Fortaleza, recebeu em maio deste ano o Campeonato Brasileiro Individual, que terminou com vitória de Hugo Calderano no Absoluto A masculino e Katia Kawai no feminino. A paulista, que mora em São Caetano do Sul (SP), relembrou a conquista, uma das mais importantes de sua carreira.

“Foi a primeira vez que ganhei o Absoluto. E foi um campeonato bem difícil, com adversárias complicadas. (O resultado) Motiva mais a treinar e a ganhar outros torneios”, disse Katia.

Apesar das boas vitórias sobre Priscila Dias (FranTT Piracicaba-SP) por 3 a 0 na semifinal, e Bruna Alexandre, por 3 a 1, na decisão, Kawai destaca o triunfo nas quartas de final, quando superou Esther Novalo (ADR Itaim Keiko/São Jose dos Campos) por 3 a 2.

“O momento mais marcante foi nas quartas de final, porque eu peguei a Esther, que é uma adversária que sempre tive muita dificuldade. Foi um jogo muito truncado, tive que jogar muito para vencer”, relembrou Katia, que já havia enfrentado a adversária várias vezes, em duelos sempre equilibrados.

“Já tinha jogado várias vezes com ela e sempre perdia no início, mas nos últimos anos consegui alcançar as vitórias. Entrei bastante motivada, mas ao mesmo tempo tinha que ter muita paciência. Achei esse equilíbrio entre os dois e venci”, analisou a mesatenista.

Além dos grandes desafios na mesa, Katia Kawai ainda não esqueceu o calor de Fortaleza. A capital cearense registrou temperaturas altas, que desafiaram ainda mais o foco da paulista.

“Lá em Fortaleza estava muito calor, então cansa um pouco mais. E eu também consegui me manter focada até a final”, comemorou.

 O poder do lado mental, segundo Katia, foi uma das grandes lições tiradas do troféu conquistado no Brasileiro.

“Aprendi a levar mais na cabeça, ficar calma, pensar mais. Ter uma estratégia bem definida, de acordo com a adversária. Às vezes durante o jogo você acaba perdendo isso, mas consegui me manter tranquila”, destaca Kawai.

A paulista de 20 anos mora desde 2010 em São Caetano do Sul, onde treina com a equipe local. Apesar da pouca idade na época (16 anos), Katia não teve problemas de adaptação, tudo motivado pela paixão pelo tênis de mesa.

“Pra mim foi até tranquilo, porque eu primeiro morava com as meninas do clube, cada uma tinha seu quarto. A gente treinava de manhã e de tarde ia para o colégio. Depois de alguns anos que mudou o esquema, hoje divido quarto, mas aí já estava acostumada”, resumiu a mesatenista, que com voz calma reflete a tranquilidade através da qual espera conseguir ainda mais em 2015.  

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?