Por CBTM
Projeto Futuro Campeão tem o tênis de mesa como principal atividade
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 23/12/2014
Bruna Silva tem 14 anos e é mais uma adolescente que poderia ter seguido por caminhos tortuosos. Contudo, através do projeto Futuro Campeão, que existe desde 2010, ela agora sonha em alçar vôos cada vez mais altos na carreira que escolheu: atleta de tênis de mesa.
Hoje em dia, apesar do grande objetivo, ainda enxerga o esporte como diversão. Ela descobriu a modalidade há três anos, com o professor Deivson Nascimento. Ele dava as aulas na Vila Olímpica de Olinda (PE), e a então atleta de handebol se interessou pela raquete e pelas bolinhas.
Por ocasião de reformas na Vila Olímpica, o projeto teve de se mudar para um colégio próximo, o Compositor Antônio Maria, em Rio Doce. As aulas de tênis de mesa são dadas numa das salas da escola, onde foram colocadas três mesas. Limitação de espaço que reduziu o número de atletas, mas Bruna continua - segundas, quartas e sextas-feiras tem treino.
Apenas dois motivos fazem Bruna faltar a um dia de treino: as eventuais crises de asma alérgica ou a necessidade de cuidar das irmãs pequenas, Gabriela e Eduarda. A mãe, que trabalha como diarista, sai antes das seis da manhã, volta para dar o almoço à família e sai logo em seguida. Retorna às 18h para servir o jantar, mas logo tem que sair novamente, para um terceiro turno de trabalho. O pai de Bruna sai às 5h40 e volta às 20h.
Além do tênis de mesa, Bruna ainda pratica natação e arruma tempo para se dedicar às aulas de teatro e dança no colégio. Mas em três anos sua evolução na mesa tem chamado a atenção: em 2014, foi campeã pernambucana infantil. Troféus e medalhas ela guarda com muito carinho.
“Ela diz que quer ter mais medalhas que eu”, brinca o professor Deivson. “E vou ter mesmo”, rebate a jovem, sem titubear.
“Imagino me tornando atleta um dia. Quem não quer?”, afirma Bruna, que não separa seus sonhos da disciplina e determinação necessários para vencer no esporte e na vida.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br