Por CBTM
Após alguns dias de adaptação, resposta dos brasileiros é boa
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14/1/2015
O intercâmbio do programa Diamantes do Futuro, da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), segue a todo vapor na China, onde estão Diogo da Silva, Eduardo Tomoike, Gustavo Gerstmann e Rafael Torino. A rotina no Shandong Luneng, clube parceiro da CBTM, está sendo cada vez mais incorporada pelos atletas brasileiros.
“Os meninos estão muito bem. Encontramos aqui uma estrutura fantástica e está tudo correndo perfeitamente”, comemorou Ricardo Faria, treinador responsável pelo programa que acompanha os mesatenistas.
“Eles descansam pela manhã, porque as outras crianças estudam”, completa o português.
Apesar de ser a primeira viagem do grupo pelo Diamantes do Futuro, encarando uma intensa rotina de treinos na maior potência do esporte no mundo, o resultado tem sido extremamente satisfatório, segundo Faria.
“De um total de 22 atletas que treinam aqui, as reações estão sendo muito positivas, mesmo estando um pouco abaixo dos chineses. Eles tem treinado bem, o nível é muito alto", contou.
O presidente da CBTM, Alaor Azevedo, destacou a importância da experiência para os jovens mesatenistas - Diogo da Silva tem 12 anos, Eduardo Tomoike 13, Gustavo Gerstmann 10, e Rafael Torino é o mais experiente, também com 13 anos.
“Hoje, muitas vezes esse contato dos atletas brasileiros com o mais alto nível se dá de forma tardia, por volta dos 16 anos, na disputa das primeiras competições internacionais. Ter essa experiência o quanto antes é fundamental para entender onde se pode chegar e também para desmitificar a invencibilidade dos chineses”, explicou o dirigente.
Sobre o Diamantes do Futuro
O Diamantes do Futuro é o programa da CBTM para busca e formação de talentos. Em 2014, eles foram aprovados em detecções e passaram por períodos de treinamentos definidos pela Confederação. Ao fim do processo, por terem sido os que mais se destacaram, foram convidados para o intercâmbio na China.
O programa é coordenado pelo técnico Ricardo Faria. O português foi responsável por levar a seleção masculina do seu país da 30ª para a quinta posição do ranking mundial e trabalhou com os mesatenistas desde o primeiro período de treinamentos, facilitando a adaptação na China.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br