Por CBTM
País consegue marcas importantes tanto no adulto quanto no juvenil e infantil
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 15/1/2015
Em um ano histórico, o Brasil teve significativo destaque na temporada 2014 do Circuito Mundial adulto e juvenil/infantil. Com números expressivos, o país manteve seu crescimento no cenário internacional – que deverá ser ainda maior em 2015.
No circuito adulto, o Brasil foi o quarto país com o maior número de participantes de torneios. Foram mais de 60 ao longo da temporada, sendo superado apenas por Coreia do Sul (+70), Japão (+80) e Rússia (100).
Em termos de resultado, os destaques no ano foram Hugo Calderano (56º colocado do ranking mundial), que conquistou o título sub-21 do Aberto do Japão, e Gustavo Tsuboi (40º), vice-campeão do Aberto do Brasil.
O Circuito Mundial 2014 teve números expressivos: foram 20 etapas disputadas em 20 diferentes países, com a presença de 1.378 atletas de 85 federações nacionais. Ao todo, foram distribuídos US$ 2.762.700 (R$ 7,2 milhões) em prêmios.
Confira as estatísticas completas do Circuito Mundial adulto
No circuito juvenil e infantil, Bruna Takahashi e Leticia Nakada brilharam. Com sete participações cada nas 28 etapas da temporada, as brasileiras só ficaram atrás da eslovaca Natalia Grigelova e da uruguaia Maria Lorenzontti, que foram a oito evento.
“A base do tênis de mesa brasileiro é prioridade para a CBTM. É um trabalho permanente, para que sempre haja uma oxigenação na base do tênis de mesa brasileiro. É algo fundamental para garantirmos uma rotina de conquistas, e não apenas vitórias esporádicas”, avaliou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo.
Bruna, 34ª colocada no ranking sub-18 e oitava no sub-15, teve uma temporada de ouro no Circuito Mundial. Conquistou os títulos juvenil e infantil no Aberto da Colômbia, além do bronze na etapa juvenil da Argentina.
“Houve vários pontos positivos nessa temporada. Um deles é que consegui colocar mais bolas na mesa durante as minhas partidas contra as adversarias de fora. Também consegui alguns resultados muito bons, como o vice infantil na França e os títulos na Colômbia”, afirmou a atleta.
Leticia, 41ª da lista sub-18, também fez bonito: perdeu a final juvenil na Colômbia justamente para Bruna, levando a prata, e também ficou com o bronze na Argentina. O grande desempenho garantiu as duas brasileiras nas Finais do Circuito Mundial, que acontecerá de 29 a 31 de janeiro, em Assunção, no Paraguai.
Outro brasileiro que estará no evento que fecha a temporada do Circuito Mundial é Massao Kohatsu, campeão juvenil de duas etapas, na Colômbia e no Chile.
Confira as estatísticas completas do Circuito Mundial juvenil e infantil
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br