Por CBTM
Jovem técnico foi um dos selecionados para o programa Fast Track, da CBTM
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 16/1/2015
Raphael Moreira teve uma oportunidade de ouro no fim de 2014: aos 20 anos, passou por um intercâmbio na China como um dos selecionados no Fast Track, programa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para capacitação de treinadores de alto rendimento. A experiência aumentou ainda mais seu desejo de evoluir. Nesta semana, o jovem técnico está em Marília (SP), onde participa do curso de treinadores ITTF Nível 1 coordenado por Nelson Machado.
As atividades começaram na quinta-feira (15) e vão até domingo (18), sempre em dois períodos, com aulas teóricas e práticas. O curso, que acontece em paralelo à clínica de atletas, está sendo realizado no Ginásio Esportivo do Colégio Criativo.
“Está sendo bem legal porque é básico. Quem joga já conhece a maioria das coisas, mas está sendo passado de forma bem didática. Então, estamos aprendendo a passar aos nossos alunos. Além disso, o curso está sendo ministrado paralelamente à clínica, daí podemos colocar em prática o que estamos aprendendo", disse Raphael.
Ao todo, 54 atletas e treinadores participam da clínica e do curso, oriundos de sete diferentes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo. Para Raphael, o nível das atividades vem sendo alto.
"Eu já tinha ideia de algumas técnicas de iniciação ao alto rendimento, mas o bom é sistematizar isso tudo e também trocar ideias com os outros treinadores que estão fazendo o curso. Assim, surgem várias novas ideias de como realizar as atividades", destacou.
Quando esteve na China, Raphael teve a oportunidade de acompanhar o Mundial juvenil, em Xangai, e de experimentar a rotina do Shandong Luneng, clube que pertence à estatal de energia elétrica chinesa State-Grid, parceira da CBTM em diversos projetos.
Quem está à frente do Fast Track é o renomado francês Michel Gadal, que, inclusive, acompanhou os treinadores na viagem à China. Segundo Raphael, há grande sintonia entre curso ministrado em Marília e os exemplos que viu na Ásia.
"Na China eu vi o alto rendimento, tanto no Mundial juvenil quanto no Shandong Luneng, mas as conversas que tivemos com os técnicos nos dois lugares têm muito do que é falado aqui. Principalmente a questão do comprometimento do atleta e do treinador, de seguir se aperfeiçoando e estudando. O Nelson fala muito do que o Gadal nos passou no intercâmbio", concluiu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br