Notícia

Sem medo de desafios, Eric Jouti exalta amadurecimento na Europa

Por CBTM

21/01/2015 18h11


Mesatenista brasileiro, que estará no Aberto da Hungria, é destaque em seu clube

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/01/2015

Eric Jouti é mais um dos jovens mesatenistas brasileiros – assim como Vitor Ishiy – que está na Europa se aperfeiçoando e seguindo os passos dos membros da seleção brasileira masculina. Aos 20 anos e na 104ª posição do ranking sub-21, ele vem se destacando na Alemanha e vai para a disputa do primeiro Aberto do ano, na Hungria.

“Aqui em Frickenhausen moro sozinho. Não tem ninguém me acompanhando, nenhum brasileiro junto comigo, apenas estrangeiros. Foi uma opção minha: optei por morar aqui porque queria desafios, tanto no tênis de mesa quanto na vida”, lembra o confiante Jouti.

A vida na pequena Frickenhausen, com cerca de 9 mil habitantes no sul da Alemanha, ajuda no objetivo buscado por ele. Ainda em 2013, ele visitou Ochsenhausen – onde hoje residem Vitor Ishiy e Hugo Calderano – e a atual morada. Em agosto de 2014, fez sua opção.

“Eu queria sentir o gosto de morar sozinho, em um lugar que ninguém me conhece, onde precisei fazer amizades e aprender a me virar”, explica, sem esquecer do país natal.

“Meus amigos, minha família e a comida da minha mãe são as coisas do Brasil das quais sinto mais falta”.

E os desafios de Eric Jouti na mesa estão sendo superados com muito trabalho e dedicação. Atualmente ele disputa a quarta divisão da Liga Alemã e os resultados da rotina de treinamentos vêm sendo louváveis.

“O início da temporada (em setembro) foi complicado, pois foi minha estreia na liga. Nessa situação, você acaba se pressionando para jogar bem e ganhar os jogos. Graças a Deus ocorreu tudo certo. Consegui impor meu ritmo de jogo e ganhei minhas duas partidas. No momento, minha marca é de 23 vitórias e uma derrota, sou o melhor da Liga até o momento”, contou o mesatenista.

Em maio de 2014, Eric eliminou Gustavo Tsuboi (40º no ranking mundial) na semifinal e fez um jogo duríssimo diante de Hugo Calderano (56º) pela final do Campeonato Brasileiro, em Fortaleza - terminando com o vice-campeonato após derrota por 3 a 2. Antes, em abril, ele havia conquistado a medalha de ouro na categoria individual do Campeonato Latino Americano sub-21, disputado na República Dominicana.

Agora, o primeiro desafio de 2015 já está marcado: o Aberto da Hungria, em Budapeste, primeira etapa do Circuito Mundial no ano – que deve ser uma realidade maior para Jouti agora. Ao lado dele estarão Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy.

“Além de jogar a terceira ou segunda divisão aqui na Alemanha, também espero disputar mais etapas (no adulto) este ano”, admite o brasileiro, que comemora a evolução e demonstra foco.

“O principal aprendizado que levo dessa experiência é a independência que adquiri: ter que pensar e me virar sozinho, decidir o que preciso fazer e escolher o que é bom e ruim para mim”. Parece que Eric já tem o necessário para atingir sua meta lá fora: se tornar um atleta cada vez melhor.

 A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?