Notícia

Tetracampeão brasileiro, Massao Kohatsu vai com tudo para as Finais do Circuito Mudial juvenil e infantil

Por CBTM

23/01/2015 21h17


Mesatenista também disputará a Liga Espanhola a partir de fevereiro

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24/1/2015

Tetracampeão brasileiro em 2014 e rumo à primeira divisão da Liga Espanhola em 2015: assim vem decolando a carreira de Massao Kohatsu, 19 anos, um dos brasileiros nas Finais do Circuito Mundial juvenil e infantil, no Paraguai. Além dele, Letícia Nakada e Bruna Takahashi também estão na disputa. E como não poderia ser diferente, o paulista embarca para Assunção, na próxima quarta-feira (29), confiante.

“A temporada (passada) foi muito boa pra mim aqui no Brasil. Ganhei todas as competições que disputei”, lembra Massao, com a voz tímida, mas orgulhosa.

A trajetória vitoriosa começou oficialmente em maio do ano passado, na cidade de Fortaleza (CE). No Campeonato Brasileiro, medalha de ouro em duas categorias individuais: juvenil (sub-18) e juventude (18 a 20 anos). No mês seguinte, Massao superou o experiente Israel Barreto, de 37 anos, por 3 a 1, em mais uma vitória individual na final da categoria principal da Copa Brasil, em Videira (SC).

No segundo semestre, mais um troféu de Copa Brasil, na categoria Absoluto A masculino, quando venceu seu companheiro de clube Gustavo Yokota por 3 a 0. No fim do ano, mais dois títulos brasileiros: ao lado do mesmo Yokota, nas duplas, e por equipes, com o São Caetano/Seest/Xiom (SP), na cidade de Joaçaba (SC).

Brilho também no Circuito Mundial e expectativa grande para as Finais

Paralelamente aos bons resultados nas competições nacionais, Massao não fez diferente nas etapas juvenis do Circuito Mundial em 2014 e garantiu sua presença entre os 16 melhores da categoria juvenil.

Em junho, ele venceu sua primeira etapa, num momento que considera como um dos mais marcantes da temporada – quando conquistou o Aberto da Colômbia de forma emocionante.

“Um jogo crucial foi essa final, com certeza. Eu estava perdendo por 3 a 0 e consegui virar. Isso me deu confiança para os jogos seguintes, inclusive contra ele”, contou Massao, que voltaria a encontrar o rival Juan Lamadrid, jogando na casa do adversário.

Em agosto, no Chile, o destino voltou a colocar frente a frente os dois mesatenistas, mas o resultado mais uma vez foi positivo para Kohatsu, dessa vez sem sustos diante do chileno – vitória por 4 a 1.

“No Aberto do Chile também fui bem, e só perdi um set durante toda a competição”, recorda Massao, que se mostra preparado e confiante em uma boa performance para o compromisso da próxima semana, as Finais do Circuito.

“Espero conseguir dar o meu melhor na competição, jogar um tênis de mesa de alto nível. Não estou trabalhando nenhum tipo de jogo específico, mas estou treinando bastante. Quero passar da fase de grupos e buscar uma medalha”, declarou.

Ainda em 2014, Massao foi premiado pelo pódio no Campeonato Latino-Americano e participou de seu segundo Mundial juvenil, na China. O paulista passou da primeira fase, mas acabou eliminado pelo sul-coreano Seungmin Cho (atual oitavo colocado no ranking mundial sub-18) na etapa eliminatória – 3 a 1. Ainda assim, ele espera usar a experiência adquirida no Paraguai.

“Posso aproveitar algumas coisas que falei com o Jean-René (Mounie, técnico da seleção), pontos a serem melhorados. Depois dos jogos, algumas coisas ficaram mais nítidas. Atuando contra jogadores de estilos diferentes pude enxergar o que melhorar”, observou Kohatsu, que segue perseguindo a evolução técnica.

“Não traçamos metas específicas, mas o quanto antes eu evoluir vou alcançar meus objetivos na carreira”, finalizou.

Sobre as Finais do Circuito Mundial infantil e juvenil

No Paraguai, serão 16 meninos e 16 meninas disputando a posição de melhores do Circuito Mundial infantil e juvenil, divididos em quatro grupos na primeira fase. Os dois melhores de cada chave avançam para a segunda etapa, que será eliminatória.

Na quarta-feira (28), estão programadas as chegadas dos jogadores, comissões e todo o corpo técnico e organizacional do evento, além do congresso técnico. Os duelos começam na manhã de quinta-feira (29).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?