Por CBTM
Jovens talentos fizeram parte da delegação que passou 20 dias no Shandong Luneng
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 6/2/2015
Rafael Torino, 13 anos, e Diogo da Silva, 10, tiveram em janeiro uma experiência inesquecível: passaram por um intercâmbio de 20 dias na China, onde puderam viver a rotina dos mesatenistas locais. Impressionados com a estrutura e os treinamentos, as duas jovens promessas garantem que o período foi suficiente para crescerem muito – tanto dentro como fora da mesa.
O intercâmbio aconteceu no Shandong Luneng, clube que pertence à estatal chinesa de energia elétrica State-Grid, parceira da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) neste e em outros projetos. Rafael e Diogo, assim como Eduardo Tomoike (13) e Gustavo Gerstmann (10), foram selecionados no programa Diamantes do Futuro, que detecta e forma talentos do tênis de mesa Brasil afora.
“Poder treinar com os chineses e ver como eles treinam foi incrível, dá muito incentivo para crescer. Eles são muito rápidos, treinam muito e têm muito preparo. A bola deles é muito forte”, avaliou Diogo, que destacou ainda seu desenvolvimento técnico nestes 20 dias.
“Meu jogo melhorou muito. Só nesses 20 dias com os jogadores de lá, já deu para crescer bastante. Quero colocar em prática aqui tudo o que aprendi para ter a oportunidade de ir para outras viagens”, completou.
Rafael seguiu o mesmo discurso e apontou o que mais aprimorou na China: a agressividade no seu jogo.
“Os treinos foram muito bons, consegui aproveitar ao máximo. O nível é muito alto, bem diferente do que estamos acostumados. Com certeza, melhorou meu jogo, mais tecnicamente. Aprendi a ser mais agressivo. Eles não perdem tempo, só atacam, e me ensinaram muito a ser agressivo”, explicou o jovem mesatenista, impressionado com a estrutura do clube.
“Lá, eles fazem muitos investimentos, dão um grande apoio aos atletas. Estrutura, condições de treino, mesas boas, espaço... Tudo isso é incrível. O nível do treino fica muito melhor”, disse.
Fora da mesa, o crescimento também foi grande. Passar um longo período longe de casa, tão jovens, em uma cultura tão diferente deu um importante aprendizado aos atletas.
“Nossa relação foi muito boa. Sempre quando um precisava, todos ajudavam. O Gustavo é o mais novo, então ajudávamos muito ele. Ficamos muito unidos, fomos uma equipe o tempo todo”, contou Diogo.
Os dois também voltaram afinados em relação ao papel de Ricardo Faria, técnico português e consultor internacional da CBTM que está à frente do Diamantes do Futuro. Antes de se integrar ao projeto, Faria levou a seleção lusa do 30º para o quinto lugar no ranking mundial.
“O Ricardo ajudou muito, como técnico, mas também cuidando de nós fora da mesa. Só tenho a agradecer”, disse Rafael.
“Tenho muito a agradecer ao Ricardo, ele ajudou muito a gente. Ele foi muito importante para conseguirmos aproveitar ao máximo a viagem”, emendou Diogo.
Empolgados com a experiência, Diogo e Rafael já traçaram seus próximos objetivos. O primeiro participa nesta sexta-feira (6) da seletiva da seleção infantil para o Sul-Americano da categoria, que acontecerá no fim do mês, em Assunção, no Paraguai. Já garantindo na competição, Rafael mira adiante.
“Estou muito ansioso para o Sul-Americano. Com certeza, depois de treinar lá na China com os melhores e aprender muito, espero ir para o Desafio Mundial de Cadetes. Tenho que ficar entre os quatro melhores no Latino-Americano, em Porto Rico. É uma meta possível já para esse ano. Estou treinando firme, é possível”, projetou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br