Por CBTM
Brasileiro só participará de torneios adultos a partir deste ano
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 06/02/2015
Um dos grandes nomes do tênis de mesa brasileiro na atualidade, o jovem Hugo Calderano será um dos representantes da seleção no Aberto do Kuwait, que começa na quarta-feira (11). Em sua primeira etapa de Circuito Mundial do ano, ele começa a buscar seu objetivo a partir de 2015: se tornar um dos principais mesatenistas do mundo.
Para isso, seguindo planejamento traçado pela comissão técnica da seleção brasileira, o carioca de 19 anos – 56º no ranking mundial -, que já estourou a idade da categoria juvenil (18), abandonou também as disputas sub-21 para se focar no adulto.
“Nesse ano, estou tendo mais tempo para treinar, já que estou com menos competições, fora do Circuito juvenil. Com isso, mudei meu treinamento e estou focado nas principais competições, para começar a trilhar a caminhada rumo ao topo, onde estão os melhores do mundo”, explica Calderano, que também exalta sua estada na Alemanha, onde joga uma das principais ligas nacionais do mundo.
“Nesse sentido, estar na Alemanha tem sido muito bom, pois o nível dos treinamentos é muito alto. É possível corrigir detalhes importantes a cada dia”, destacou.
E neste novo ciclo que se inicia na carreira de Hugo, o Aberto do Kuwait será o primeiro desafio totalmente focado neste objetivo, mas o próximo passo também já tem data marcada: será na semana seguinte, no Aberto de Doha (Catar).
“É uma sequência muito boa de torneios, os dois são muito fortes e terão os melhores do mundo. É uma boa forma de começar o Circuito para já pegar ritmo para a temporada”, analisou o brasileiro.
Nas duplas, Calderano estará ao lado de Gustavo Tsuboi. Mais experiente (30 anos), o paulista também atua na Alemanha. Além de ter sido eleito a revelação da liga local em 2014, é o sul-americano mais bem ranqueado na atualidade: 40º do mundo. Eles atuaram juntos pela primeira vez no ano passado, e as lembranças são boas.
“Jogamos uma vez juntos, no Aberto da Suécia, e fomos bem. Passamos pela fase de grupos, o que nesse nível já é uma conquista, e chegamos até as oitavas de final. Foi um grande resultado”, recordou o ‘caçula’ da dupla, antes de reforçar suas ambiciosas metas para 2015, longe do sub-21.
“Como o Jean-René (Mounie, técnico da seleção masculina) fala, é hora de colocar meu nível à prova contra os melhores do mundo no adulto”, decretou Calderano.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br