Por CBTM
Brasileiros terão diferentes objetivos na competição que começará nesta quarta-feira
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 10/2/2015
Cinco brasileiros defenderão a seleção de tênis de mesa no primeiro grande desafio do Circuito Mundial 2015 a partir desta quarta-feira (11). Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Cazuo Matsumoto, Thiago Monteiro e Caroline Kumahara estarão na disputa do Aberto do Kuwait, segunda etapa da temporada, com diferentes objetivos.
A competição será especial para alguns dos brasileiros presentes. Para Hugo Calderano, 70º colocado do ranking mundial, o Aberto do Kuwait marcará um novo ciclo em sua carreira: após estourar a idade da categoria juvenil (18 anos), o carioca decidiu não disputar por ora os torneios sub-21, para se dedicar exclusivamente ao adulto.
“Nesse ano, estou tendo mais tempo para treinar, já que estou com menos competições, fora do Circuito juvenil. Com isso, mudei meu treinamento e estou focado nas principais competições, para começar a trilhar a caminhada rumo ao topo, onde estão os melhores do mundo”, explicou.
Já Cazuo Matsumoto (89º) irá para a sua segunda etapa seguida da temporada, após cair nas oitavas de final da chave individual na Hungria. No ano passado, o paulista esteve focado em treinamentos na Europa para emendar uma boa sequência de competições em 2015.
“Nesse começo de 2015, vou ter vários torneios internacionais, então são várias oportunidades. No ano passado, só joguei quatro campeonatos no segundo semestre. E isso vai ser bom, porque estou treinando bem e quero mostrar isso alcançando os resultados”, projetou.
Única representante brasileira na chave feminina, Caroline Kumahara (117ª) passou as últimas semanas treinando no Brasil alguns aspectos específicos de seu jogo. As novidades serão colocadas em prática pela primeira vez no Kuwait.
“Trabalhei muito só técnica, não visei muito ritmo de jogo. É um passo que tenho que dar para melhorar meu nível. Conseguiu mudar e crescer um pouco, agora é ver no jogo”, explicou Carol, que vê prós e contras em experimentar as mudanças num torneio de tão alto nível.
“Por um lado, é bom, porque vou poder saber se consigo me impor já num nível alto. Por outro, quando você muda seu jogo, há um tempo de adaptação. Vou jogar contra adversárias de bola muito rápida, com muita qualidade. Vai ser complicado também”, completou.
Tsuboi (44º), Calderano, Cazuo e Thiago (145º) estarão nos torneios adultos de simples e de duplas (Tsuboi/Calderano e Cazuo/Thiago). Em ambos, todos iniciarão sua participação na fase preliminar.
Já Carol disputará simples e duplas (com a bielorrussa Alexandra Privalova) no adulto, em que também de passar pela etapa preliminar. No sub-21, a brasileira estreará já na chave principal, já que é a sétima cabeça de chave do torneio.
Melhores do mundo em ação
Na primeira etapa da temporada 2015 do Circuito Mundial, disputada em Budapeste, na Hungria, os principais nomes internacionais ficaram fora, já que se tratava de um torneio da série Challenger, com premiação e pontuação inferiores. O Aberto do Kuwait será o primeiro Super Series, que tradicionalmente reúne a elite da modalidade.
Na chave masculina, seis dos dez primeiros colocados do ranking mundial estarão no Oriente Médio. O torneio feminino será ainda mais complicado: apenas uma atleta do top 10 não disputará a competição.
A competição seria ainda mais forte, não fosse a desistência da Associação Japonesa de Tênis de Mesa (JTTA). A entidade decidiu não enviar os 33 atletas inscritos no Aberto do Kuwait devido a uma orientação do governo japonês motivada por ameaças feitas pelo Estado Islâmico.
Confira os confrontos brasileiros já definidos no Aberto do Kuwait:
INDIVIDUAL MASCULINO
Fase preliminar – 128 avos de final
Thiago Monteiro (145º) x Hung Ka Tak (201º) – 11/2, às 7h15
Fase preliminar – 64 avos de final
Gustavo Tsuboi (44º) x Marc Duran (144º) ou Antoine Hachard (146º) – 11/2, às 13h45
Hugo Calderano (70º) x Khayal Hashimli x Mohamad Hamie – 12/2, às 7h30
Cazuo Matsumoto (89º) x Tomas Konecny (97º) ou Ojo Onaolapo (282º) – 12/2, às 8h15
INDIVIDUAL FEMININO
Fase preliminar – 64 avos de final
Caroline Kumahara (117ª) x Huang Yu-Chiao (82ª) – 11/2, às 10h15
DUPLAS MASCULINAS
Fase preliminar – 32 avos de final
Cazuo Matsumoto (89º)/Thiago Monteiro (145º) x Ruwen Filus (67°)/Ricardo Walther (74º) – 12/2, às 14h
Gustavo Tsuboi (44º)/Hugo Calderano (70º) x Liam Pitchford (47º)/Ovidiu Ionescu (108º) ou Sanan Aliyev/Khayal Hashimli – 12/12, às 14h
DUPLAS FEMININAS
Fase preliminar – 32 avos de final
Caroline Kumahara (117ª)/Alexandra Privalova (122ª) x Yee Herng Hwee/Zeng Jian – 11/2, às 12h15
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br