Notícia

Sul-Americano: Seleções juvenis repetem dobradinha por equipes e garantem dia de ouro

Por CBTM

25/02/2015 01h55


Brasil leva todos os quatro títulos em jogo nesta terça, com direito a vitória emocionantes sobre a Argentina

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24/2/2015

Nesta terça-feira (24), o segundo dia de disputas do Sul-Americano juvenil e infantil de tênis de mesa, em Assunção, no Paraguai, não poderia ter sido mais dourado para o Brasil. Após conquistar os títulos por equipes masculino e feminino na categoria infantil, a seleção repetiu a dobradinha e também se sagrou campeã no juvenil, novamente em ambos os naipes.

Confira os resultados completos dos torneios por equipes

No masculino, a final teve um clássico: em um confronto emocionante, o Brasil se sagrou campeão ao derrotar a Argentina por 3 jogos a 2. Na primeira partida, Gustavo Yokota levou a melhor sobre Horacio Cifuentes por 3 a 1 (11/8, 11/7, 3/11 e 11/6). Na sequência, Isaac Zauli acabou superado por Fermín Tenti: 3 a 1, parciais de 11/6, 11/13, 11/4 e 11/8.

Vitor Santos recolocou o Brasil em vantagem ao bater Francisco Sanchi por 3 a 2 (11/8, 5/11, 11/13, 14/12 e 11/8). Em seguida, Tenti venceu Gustavo por 3 a 0 (11/8, 11/3 e 11/7) para levar a decisão do título para o quinto e último jogo.

A vitória que decidiu o título foi marcada por uma grande reação, digna de um confronto contra a Argentina. Isaac saiu perdendo para Cifuentes por 2 a 0 (8/11 e 7/11). No entanto, o brasileiro mostrou sua força mental ao buscar uma incrível virada para vencer as três parciais seguintes (11/7, 14/12 e 12/10) e garantir o título verde e amarelo.

A equipe juvenil masculina contou ainda com Renan Ferreira, que, apesar de não ter participado da final, teve importante presença da campanha brasileira.

No feminino, a decisão foi mais tranquila. Diante do Equador, Alexia Nakashima abriu o duelo com vitória por 3 a 0 (11/6, 11/8 e 12/10) sobre Eunice Galvez. Leticia Nakada fez 2 a 0 ao derrotar Nikole Maldonado também em sets diretos (11/5, 11/2 e 11/8). Na sequência, Martina Kohatsu bateu Alexandra Ochoa por 3 a 0 (11/5, 11/6 e 11/6) e assegurou a conquista.

Tathiane Pimentel não foi à mesa na decisão, mas também participou da campanha da equipe juvenil feminina.

Dobradinha no infantil

Mais cedo, a seleção brasileira já havia garantido os dois títulos por equipes na categoria infantil. No masculino, o Brasil superou a Argentina por 3 a 0, enquanto, no feminino, o triunfo foi diante do Paraguai, por 3 a 1.

As disputas individuais das duas categorias, em ambos os naipes, começarão nesta quarta (25), com a realização das fases de grupos (confira a tabela completa). As fases eliminatórias de simples e duplas começarão na quinta (26), que terá também todo torneio de duplas mistas. Os últimos campeões serão conhecidos na sexta (27).

O Sul-Americano é uma data-chave no calendário deste ano. A competição ajudará a definir os participantes do Campeonato Latino-Americano, evento mais importante do primeiro semestre. Os atletas que subirem no pódio em Assunção já garantirão vaga para o evento de junho, em Porto Rico.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?