Por CBTM
Um dia após ouros por equipes, brasileiros confirmam bom momento. Juvenis jogam ainda nesta quarta
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25/2/2015
A seleção brasileira infantil avançou nesta quarta-feira (25) com sete atletas para as fases eliminatórias individuais masculina e feminina do Campeonato Sul-Americano juvenil e infantil, que está sendo disputado em Assunção, no Paraguai. Dos oito representantes do país, apenas um ficou fora da briga pelo pódio.
Confira os resultados completos das fases de grupos
No masculino, os quatro brasileiros se classificaram invictos ao mata-mata. No Grupo 2, João Gabriel Santos derrotou seus três rivais - o colombiano Daniel Jiménez, o boliviano Eduardo Lizarazu e o paraguaio Gabriel Rios – por 3 sets a 1. No 3, Rafael Torino passou pelo peruano Felipe Duffoo (3 a 0), pelo colombiano Santiago Yepes (3 a 1) e pelo argentino Lautaro Aguaysol (3 a 0).
Eduardo Tomoike garantiu a classificação na liderança do Grupo 4 ao vencer o peruano Sebastián Ortiz (3 a 1), o paraguaio Sebastian López (3 a 0) e o argentino Emanuel Lara (3 a 0). Por fim, Guilherme Teodoro avançou com vitórias sobre o uruguaio Pablo Palou (3 a 0), o paraguaio Agustín Ocampos (3 a 1) e o equatoriano Joel Olalla (3 a 1).
Rafael, Eduardo e João Gabriel já estão automaticamente classificados para as oitavas de final – eles enfrentarão nesta quinta (26), respectivamente, o boliviano Eduardo Lizarazu, o equatoriano Giulianni Vargas e o peruano Felipe Duffoo. Já Guilherme terá de passar pelos 32 avos, contra o paraguaio Juan Rotela.
No feminino, Bruna Takahashi, cabeça de chave número um da competição, passou com tranquilidade pelo Grupo 1 ao bater a paraguaia Cielo Mutti e a peruana Alessandra Cisneros, ambas por 3 a 0. Fernanda Kodama também passou pelo 3 sem perder sets, superando a peruana Gianella Juscamaita, a paraguaia Panambi Cáceres e a colombiana Manuela Echeverry.
No Grupo 6, Luana Katsumata venceu suas três partidas por 3 a 1, diante de Lujan Rotela, do Peru, Muriel Rajmil, da Argentina, e Katherine Díaz, do Chile. A única eliminação brasileira no infantil foi a de Vitória Ucima, que venceu a equatoriana Emely Quinllin (3 a 0), mas caiu diante da paraguaia Leyla Gómez (1 a 3) e da peruana Kelly Jaime (2 a 3), acabando na terceira posição do Grupo 4.
Nas oitavas de final, também nesta quinta, Bruna, Fernanda e Luana enfrentará, respectivamente, a chilena Katherine Díaz e as peruana Alessandra Cisneros e Kelly Jaime.
Juvenis em ação
Ainda nesta quarta, acontecerão as fases de grupos torneis individuais juvenis masculino e feminino. Na terça (24), o Brasil conquistou os quatro ouros em jogo nas disputas por equipes, em ambos os naipes e categorias.
As fases eliminatórias de simples e duplas começarão na quinta, que terá também todo torneio de duplas mistas. Os últimos campeões serão conhecidos na sexta (27).
O Sul-Americano é uma data-chave no calendário deste ano. A competição ajudará a definir os participantes do Campeonato Latino-Americano, evento mais importante do primeiro semestre. Os atletas que subirem no pódio em Assunção já garantirão vaga para o evento de junho, em Porto Rico.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br