Por CBTM
Evento no interior paulista marca a abertura do calendário de competições nacionais em 2015
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 03/03/2015
O calendário do tênis de mesa nacional será aberto na Copa Brasil e na Copa Latina, em Piracicaba (SP), a partir do próximo dia 4, no Clube de Campo, com um grande atrativo: as presenças de Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano, que fizeram história no último fim de semana ao levarem a prata no torneio de duplas do Aberto do Qatar – o melhor resultado das Américas (incluindo disputas individuais e de duplas) em um evento da série Super, a mais importante do Circuito Mundial.
O evento no interior paulista reunirá 665 atletas divididos em diferentes categorias, olímpicas e paralímpicas, nas competições de rating (nivelamento técnico) e ranking (considerando a pontuação da lista).
Uma novidade da Copa Brasil na temporada 2015 é maior duração de cada evento. As disputas começarão às quartas-feiras, e não mais às quintas, para que haja uma melhor distribuição das partidas na competição.
“Devido ao sucesso dos eventos, especialmente os Sul-Sudeste, as disputas se alongavam muito, passando em vários casos das 20h. Decidimos prolongar a duração da Copa Brasil para que atletas, árbitros e comissão organizadora pudessem desenvolver seus trabalhos com maior qualidade”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo.
“Esperamos mais um evento de sucesso em Piracicaba. São mais de 600 atletas, incluindo alguns dos principais nomes das seleções. O time masculino estará em peso na Copa Latina, que acontecerá em todos os eventos nacionais de 2015. Será o início de uma grande temporada para o tênis de mesa nacional”, completou.
Durante a Copa Brasil, também acontecerá a disputa da primeira Copa Latina da temporada, torneio que reunirá no sábado (7) representantes da seleção brasileira, destaques nacionais e convidados estrangeiros de peso.
A seleção terá Tsuboi (44º colocado do ranking mundial), Calderano (70º), Cazuo Matsumoto (89º) e Humberto Manhani. Na edição de Piracicaba, os representantes internacionais serão o espanhol Álvaro Robles (195º), o argentino Gastón Alto (244º) e o croata Frane Kojic (211º). Danilo Toma, Eric Mancini, Pedro Ramos, Israel Barreto, Emerson Maeda, Gustavo Yokota, Lidney Castro, Henrique Narita e Yuri Bavaresco completarão a disputa.
O terceiro evento da semana será o Desafio Internacional Paralímpico, que, em Piracicaba, reunirá o brasileiro Paulo Salmin (16º no ranking mundial da classe 7) e o inglês Billy Shilton (25º), no sábado (7).
Em 2015, a CBTM organizará quatro etapas da Copa Brasil. Além de Piracicaba, Manaus (AM), de 15 a 19 de abril, e Maceió, de 20 a 23 de agosto, já estão confirmadas como sedes. A quarta acontecerá de 10 a 13 de setembro, em local a ser definido.
Todas as etapas da Copa Brasil, além dos Campeonatos Brasileiros de inverno (individual e duplas) e de verão (individual e equipes), contarão com a disputa da Copa Latina.
COPA BRASIL EM NÚMEROS
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (4/3) – 8h às 21h
Rating olímpico (eliminatória simples)
Quinta-feira (5/3) – 8h às 21h
Ranking olímpico
Sexta-feira (6/3) – 8h às 21h
Ranking olímpico
Sábado (7/3) – 8h às 21h
Ranking olímpico
Classes paralímpicas
Copa Latina (transmissão ao vivo SporTV)
Desafio internacional paralímpico (transmissão ao vivo SporTV)
Domingo (8/3) – 8h às 13h
Ranking olímpico
LOCAL
Clube de Campo de Piracicaba
Av. Torquato Silva Leitão, 297 – São Dimas – Piracicaba (SP)
Tel: (19) 3403-6700
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br