Por CBTM
Seleções de base brilham no Paraguai, que também recebe etapa do Circuito Mundial
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 2/3/2015
A seleção brasileira de tênis de mesa confirmou a sua hegemonia continental ao faturar 25 medalhas – incluindo 12 ouros em 14 possíveis – no Campeonato Sul-Americano juvenil e infantil, encerrado na sexta-feira (27), em Assunção, no Paraguai. Além dos títulos, foram conquistadas ainda oito pratas e cinco bronzes (confira a lista completa abaixo).
Ao todo 16 atletas representaram o país na competição. No juvenil, a seleção contou com Gustavo Yokota, Isaac Zauli, Vitor Santos, Renan Ferreira, Leticia Nakada, Alexia Nakashima, Martina Kohatsu e Tathiane Pimentel. Já o infantil teve Guilherme Teodoro, Eduardo Tomoike, Rafael Torino, João Gabriel Santos, Bruna Takahashi, Fernanda Kodama, Luana Katsumata e Vitória Ucima.
O principal destaque brasileiro no Sul-Americano ficou por conta de Bruna Takahashi, sexta colocada do ranking mundial sub-15 e 25ª no sub-18. A mesatenista de 14 anos conquistou todos os quatro títulos que disputou no infantil: equipes, duplas, duplas mistas e individual.
SAIBA TUDO SOBRE AS CONQUISTAS EM CADA CATEGORIA:
O Sul-Americano é uma data-chave no calendário deste ano. A competição ajudou a definir os participantes do Campeonato Latino-Americano, evento mais importante do primeiro semestre. Os atletas que subiram no pódio em Assunção já garantiram vaga no evento de junho, em Porto Rico.
Confira todas medalhas conquistadas pelo Brasil no Sul-Americano:
OURO
PRATA
BRONZE
Títulos no Circuito Mundial
Neste domingo (1º), a seleção brasileira conquistou três ouros por equipes no Aberto do Paraguai, quarta etapa do Circuito Mundial juvenil e infantil 2015. No infantil feminino, Luana Katsumata e Fernanda Kodama conseguiram o título após bater a equipe do Chile, por 3 a 0. Já no masculino, João Gabriel Santos, Eduardo Tomoike e Pedro Henrique Rodrigues se sagraram campeões vencendo a Argentina A por 3 a 2.
No juvenil feminino, a decisão foi verde e amarela: o Brasil A – de Bruna Takahashi e Leticia Nakada – venceu por 3 a 2 o Brasil B, de Alexia Nakashima e Martina Kohatsu. A seleção ficou com a prata no torneio masculino, que teve na final a vitória da Argentina por 3 a 0 sobre Gustavo Yokota e Isaac Zauli.
As disputas continuam nesta segunda-feira (2), com o início dos torneios individuais. A competição será concluída na terça (3).
Novidade nas duplas
O Campeonato Mundial individual, que será realizado de 26 de abril a 3 de maio, em Suzhou, na China, terá uma surpresa nas disputas por duplas: a lenda alemã Timo Boll, ex-número um do mundo e atual nono colocado na lista, formará parceria com o chinês Ma Long, vice-líder do ranking.
A surpreendente dupla será possível graças a uma flexibilização do regulamento da competição, que agora permite parcerias com atletas de diferentes nacionalidades. Boll e Ma Long já atuaram juntos em 2013, quando conquistaram o título do Aberto da China, etapa do Circuito Mundial daquela temporada.
“Estou muito ansioso para jogarmos juntos em Suzhou. No Aberto da China, há dois anos, nos divertimos muito jogando lado a lado. Agora, a apenas um ano da Olimpíada, é uma grande honra para mim retomar essa parceria”, afirmou Boll.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br