Por CBTM
Competição que acontecerá em Piracicaba faz parte da programação da primeira etapa da Copa Brasil
Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Piracicaba (SP) – 5/3/2015
Mais do que jogar uma competição de alto nível, Hugo Calderano terá uma outra grande oportunidade durante a Copa Latina, que faz parte da programação da primeira etapa da Copa Brasil 2015, disputada em Piracicaba (SP). Será uma rara chance para o mesatenista de 18 anos atuar diante da torcida brasileira e reencontrar amigos e fãs de longa data.
A disputa da Copa Latina começará na sexta-feira (6), com oitavas e quartas de final. Semis e decisão acontecerão no sábado (7), a partir das 16h, com transmissão ao vivo do SporTV.
Em setembro do ano passado, logo após a conquista do bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, Calderano passou a defender o Liebherr Ochsenhausen, clube da elite da Liga Alemã. Desde estão, as vindas ao Brasil se tornaram cada vez mais esporádicas – seu último evento no país, por exemplo, foi o Aberto do Brasil, há seis meses.
“É sempre muito bom chegar aqui, entrar no ginásio e encontrar as pessoas que eu gosto, os meus amigos. O pessoal que me acompanha pede para tirar foto, troca uma ideia comigo. É muito legal, eu me sinto muito acolhido aqui no Brasil”, afirmou.
Calderano, 73º colocado do ranking mundial, será um dos representantes da seleção brasileira na Copa Latina, ao lado de Gustavo Tsuboi (42º), Cazuo Matsumoto (92º) e Eric Jouti (322º). O evento contará ainda com convidados internacionais: o espanhol Álvaro Robles (195º), o argentino Gastón Alto (244º) e o croata Frane Kojic (211º). Danilo Toma, Eric Mancini, Pedro Ramos, Israel Barreto, Emerson Maeda, Gustavo Yokota, Henrique Narita, Yuri Bavaresco e Reinaldo Yamamoto completarão a disputa.
“É muito bom a CBTM trazer esses atletas diferentes para enfrentarmos e também treinarmos em São Caetano do Sul. O nível da competição está forte em relação ao que vemos no Brasil e na América Latina. Vai ser um evento muito disputado”, projetou Calderano.
Para o mesatenista carioca, a inclusão de um evento deste nível em uma competição nacional contribui para o desenvolvimento da modalidade no país.
“Uma das formas de aprender e melhorar no tênis de mesa é observando outros atletas jogando. Isso é muito importante tanto para quem está começando agora como para quem está buscando melhorar. Ajuda muito observar a técnica e a tática deles”, afirmou.
Calderano vem de uma grande conquista: há duas semanas, ele e Gustavo Tsuboi foram vice-campeões de duplas do Aberto do Qatar, melhor resultado histórico das Américas em uma etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial.
Sobre a Copa Brasil
A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba de quarta até domingo (8), no Clube de Campo, com entrada franca. O evento reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paralímpicos.
No sábado, além da Copa Latina, também haverá o Desafio Internacional Paralímpico, entre Paulo Salmin e o inglês Billy Shilton. Ambos os eventos ao vivo terão transmissão do SporTV, a partir das 16h de sábado.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br