Notícia

Copa Brasil: Projeto gaúcho para jovens talentos colhe primeiros frutos em Piracicaba

Por CBTM

05/03/2015 18h39


Iniciativa realizada na região metropolitana de Porto Alegre leva duas medalhas no primeiro dia de disputas

Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Piracicaba (SP) – 5/3/2015

Ivoti, cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS), é a casa de uma iniciativa que pode impulsionar a detecção e formação de talentos no tênis de mesa gaúcho. Paulo Tanaka é o responsável pelo projeto da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira da Colônia Ivoti para fomentar o desenvolvimento local da modalidade – e os resultados já estão aparecendo na primeira etapa da Copa Brasil 2015, que acontecerá até domingo (8), em Piracicaba (SP).

A iniciativa é gratuita e aberta a crianças e adolescentes de toda a região. Os trabalhos começaram em 2010, quando foi firmada uma parceria com o técnico e presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa, Jorge Fanck.

“Eles me acharam em São Leopoldo e começamos a atuar juntos. No início, havia apenas uma mesa, em uma sala pequena. Hoje, são oito em um galpão que conseguimos reformar. Hoje, é o melhor centro de treinamento que há no Rio Grande do Sul”, elogiou Fanck, que participa do Fast Track, programa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para capacitação de técnicos de alto rendimento, e esteve em intercâmbio na China, no fim do ano passado

O sucesso da iniciativa abriu os olhos da prefeitura, que convidou Fanck para liderar um projeto voltado para alunos da rede municipal de ensino.

“A ação da prefeitura serve de iniciação na modalidade, enquanto nosso projeto é mais voltado para treinamentos e preparação para competições estaduais e nacionais”, disse Tanaka, que é técnico nível 1 ITTF.

O efeito foi imediato. Ainda no início de 2010, participantes do projeto já começaram a disputar eventos estaduais. Hoje, 15 atletas de 6 a 16 anos treinam regularmente com Tanaka.

“Aos fins de semana, também fazemos treinos coletivos no nosso CT, com pessoas de fora. Já tivemos mais de 20 pessoas de outros clubes da região”, contou Tanaka.

Os primeiros frutos já estão sendo colhidos. Em Piracicaba, Tanaka viajou com cinco integrantes do projeto – as filhas Tanira (15 anos), Tainara (12) e Thaís (10), e os alunos Gustavo Silva (16) e Anderson Ozaki (13). Logo no primeiro dia de disputas, duas medalhas, ambas no Rating J feminino: prata para Tanira e bronze para Thaís.

Independentemente dos resultados, Tanaka já enxerga grande valor na experiência proporcionada aos jovens pupilos.

“É importante para sentirem como é um evento de ponta, o clima e a pressão que há. O ar aqui é muito diferente do que nas competições estaduais. Quanto antes eles tiverem essa oportunidade, mais diferença ela fará para eles”, explicou.

Ideia caseira

A ideia do projeto surgiu casualmente, como uma solução para entreter as crianças nos encontros noturnos da colônia japonesa de Ivoti.

“Para mim, o tênis de mesa era um hobby. Nos dias em que estávamos à noite na colônia, as crianças não tinham muito o que fazer. Lá, havia uma mesa de ping pong e comecei a brincar com os meninos, daí logo se interessaram por conhecer e treinar mais”, contou Tanaka.

Em casa, as três filhas tomaram gosto pela modalidade. Tanira, a mais velha, já conseguiu, inclusive, direto à Bolsa-Atleta.

“Foi um estímulo para outros atletas se dedicarem mais. Viram que é possível seguir uma carreira no tênis de mesa e estão cada vez mais comprometidos”, afirmou Tanaka, confiante no sucesso do projeto.

“O tênis de mesa gaúcho ainda está um nível abaixo de São Paulo e Paraná, por exemplo, mas acreditamos que projetos como esse podem ajudar a nos aproximar mais deles”, completou.

Sobre a Copa Brasil

A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba de quarta até domingo (8), no Clube de Campo, com entrada franca. O evento reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paralímpicos.

Na sexta-feira (6), terá início a Copa Latina, com a presença de atletas da seleção masculina, convidados internacionais e destaques brasileiros. A final será no sábado (7), quando também haverá o Desafio Internacional Paralímpico, entre Paulo Salmin e o inglês Billy Shilton. Ambos os eventos ao vivo terão transmissão do SporTV, a partir das 16h de sábado.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?