Por CBTM
Participantes do Fast Track apresentaram a treinadores suas impressões sobre a maior potência do tênis de mesa mundial
Daniel Leal e Matheus Quelhas, do Rio de Janeiro (RJ) – 5/3/2015
Jorge Fanck (Clube Gustavo Schreiber-RS) e Eric Mancini (ADR Itaim Keiko/S. J. dos Campos-SP) tiveram de acumular funções e sair da rotina nesta quinta-feira (5), durante o segundo dia de disputas da etapa de abertura da Copa Brasil 2015, em Piracicaba (SP). Além do papel habitual à mesa, os dois fecharam o dia como palestrantes, relatando uma grande experiência que tiveram recentemente.
Confira os resultados completos do Ranking
Jorge e Eric, assim como Raphael Moreira, fazem parte do Fast Track, programa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para formação de treinadores de alto rendimento. No fim do ano passado, os três tiveram a oportunidade de passar por um intercâmbio na China, onde acompanharam o Mundial juvenil e conheceram a rotina do Shandong Luneng, clube atual bicampeão nacional.
Nesta quinta, o trio foi convidado a apresentar suas impressões para os demais treinadores presentes à Copa Brasil. Antes, no entanto, tiveram de cumprir – com sucesso – suas funções na competição.
Segundo cabeça de chave do ranking Absoluto A, Eric passou pela fase grupos com vitórias por 3 sets a 0 sobre Rodrigo Miyazaki (Atemel/Acel Londrina-PR) e Allex Sakata (Asservel Cascavel-PR).
“Fui à mesa como atleta hoje e certamente é mais fácil estar lá quieto do que aqui (risos). Mas passamos por uma vivência muito diferente. Poder transmitir isso é muito bom, contribuir para o melhorar o nível técnico da nossa modalidade”, afirmou após a palestra.
Já Jorge está mais acostumado a ter de se dividir entre diferentes papéis no Rio Grande do Sul.
“Lá, já sou técnico, atleta e presidente de federação, então hoje não foi muito diferente (risos)”, contou.
Como jogador, o gaúcho avançou à fase eliminatória ao vencer Fernando Ribeiro (ADM/Petrópolis-RJ) por 3 a 0 e cair diante de Hideo Yamamoto (São Caetano/Seest/Xiom-SP) por 3 a 1.
Após cumprir a primeira missão, Jorge acompanhou seus pupilos, que tiveram bom desempenho nesta quinta. Por fim, trocou apenas uma das funções: ao invés de dirigente, passou a palestrante.
“Posso dizer que hoje foi um dos meus dias mais felizes no tênis de mesa. Joguei, consegui ganhar, acho que fui bem como técnico, vi alunos vencerem e ainda fiz o que acho mais gratificante: colaborar para a evolução do tênis de mesa”, afirmou.
Sobre a Copa Brasil
A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba de quarta até domingo (8), no Clube de Campo, com entrada franca. O evento reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paralímpicos.
No sábado, além da Copa Latina, também haverá o Desafio Internacional Paralímpico, entre Paulo Salmin e o inglês Billy Shilton. Ambos os eventos ao vivo terão transmissão do SporTV, a partir das 16h de sábado.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br