Notícia

Copa Brasil: Seleções paralímpicas disputam primeira competição do ano em Piracicaba

Por CBTM

06/03/2015 19h24


Evento nacional é considerado importante etapa na preparação para a temporada

Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Piracicaba (SP) – 6/3/2015

A primeira etapa da Copa Brasil 2015, que está sendo disputada em Piracicaba (SP), terá um valor ainda mais especial para as seleções paralímpicas. O evento nacional abrirá neste sábado (7) a temporada de andantes e cadeirantes, sendo tratado como um importante passo na preparação para as próximas competições internacionais.

Os 14 atletas das seleções permanentes estarão presentes em Piracicaba. No caso dos andantes, a competição começou antes mesmo das disputas paralímpicas, já que alguns vêm disputando o ranking olímpico desde quinta (5), como parte de sua preparação.

“É Copa Brasil é fundamental no nosso planejamento, tanto que a usamos na modalidade olímpica para que os paralímpicos andantes possam treinar, soltar o jogo, aprender com os jogos. O nível é muito bom”, afirmou o técnico Paulo Camargo, destacando as participações de Bruna Alexandre (Classe 10), Carlos Carbinatti (10), Diego Moreira (9) e Luiz Filipe Manara (8) no Absoluto A.

“A Copa Brasil é o primeiro evento do ano. Estamos treinando intensivamente há dois meses, então a competição é importante para entender e soltar o jogo, ter a vivência de competição. É muito importante”, completou.

Já na terça-feira (10), os paralímpicos iniciarão seu próximo desafio na temporada. Primeiro, um período de cinco dias de treinamento em Sheffield, na Inglaterra, onde treina a seleção local. Na sequência, viajam para a Itália, onde disputarão, de 17 a 22 de março, o tradicional Aberto de Lignano.

“Sheffield será muito bom para os atletas se ambientarem ao fuso e às longas viagens, para chegarem bem à Itália. Será uma competição muito importante, com 340 inscritos. Apenas a China e a Argentina não estarão representadas. O nível será muito forte”, avaliou o coordenador-técnico das seleções e treinador da equipe de cadeirantes, José Ricardo Rizzone.

Os eventos internacionais são importantes para a seleção não apenas para dar experiência e ritmo aos atletas, mas também na corrida rumos aos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Nosso objetivo final é o Rio 2016, mas os atletas precisam somar pontos para subirem no ranking mundial. Além de se classificarem diretamente para o Rio 2016, podem ter uma facilidade na chave. Com um ranking melhor, consegue enfrentar atletas menos fortes”, explicou Rizzone.

Em Piracicaba, estarão reunidos 131 atletas paralímpicos, divididos em nove classes femininas (2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10 e 11) e 11 masculinas (1 a 11). Todas as disputas acontecerão neste sábado.

Sobre a Copa Brasil

A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba de quarta até domingo (8), no Clube de Campo, com entrada franca. O evento reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paralímpicos.

Nesta sexta-feira (6), terá início a Copa Latina, com a presença de atletas da seleção masculina, convidados internacionais e destaques brasileiros. A final será no sábado (7), quando também haverá o Desafio Internacional Paralímpico. Ambos os eventos ao vivo terão transmissão do SporTV, a partir das 16h de sábado.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?