Notícia

Estreando nova prótese, Paulo Salmin começa novo ciclo no Desafio Internacional Paralímpico

Por CBTM

06/03/2015 22h13


Atleta de 21 anos duelará com o inglês Billy Shilton neste sábado, em Piracicaba

Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Piracicaba (SP) – 6/3/2015

Atingir as quartas de final da Classe 7 no Mundial Paralímpico do ano passado, em Pequim, na China, significou para Paulo Salmin mais do que o seu melhor resultado histórico na competição. Foi durante o evento que o brasileiro de 21 anos recebeu um conselho: trocar sua prótese por outra mais moderna, que poderia aumentar o nível do seu jogo. Após aceitar a ideia, chegou a hora de testá-la pela primeira vez, neste sábado (7), no Desafio Internacional Paralímpico, evento paralelo à etapa de abertura da Copa Brasil 2015, em Piracicaba (SP).

A estreia será contra um adversário de peso: Paulo, 16º colocado do ranking mundial na Classe 7, terá pela frente o jovem inglês Billy Shilton (25º), de 20 anos. A partida, que terá transmissão ao vivo do SporTV, está programada para as 16h45 (de Brasília).

“Quando ganhei do sexto melhor do mundo (o egípcio Ahmed Sayed Moahmed) nas oitavas de final do Mundial, o Viktor (Didukh, líder do ranking mundial na Classe 8) me procurou e disse que achava que, se eu usasse uma prótese como a dele, me via entre os três melhores do mundo”, recordou Paulo.

Foi então, em setembro do ano passado, que o mesatenista aceitou a missão de trocar de prótese para aumentar seu rendimento na modalidade. Após conversas com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), foi costurada a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que bancou o investimento.

“Tenho que agradecer muito ao Alaor (Azevedo, presidente da CBTM), que acreditou no meu potencial e tomou essa iniciativa junto ao CPB, a quem também agradeço. Com essa nova prótese, vou ter mais mobilidade e poderei buscar melhores resultados ”, disse o mesatenista.

Paulo, que nasceu sem o fêmur da perna direita, passou por um período de adaptação à nova prótese, em que realizou uma série de ajustes. Agora, o paulista se sente pronto para utilizá-la em eventos oficiais – o próximo será o Aberto de Lignano, de 17 a 22 de março.

“Já estou bem adaptado em relação à prótese, mas esse próximo torneio na Itália vai servir para uma prova real, em relação à altura, ao eixo do pé. Pode ser que aconteçam algumas mudanças sutis”, explicou Paulo.

“O Viktor (Didukh) joga com uma prótese igual, então ele me passa várias coisas, dá dicas. Ele tem um carinho especial por mim, então sempre que pode me ajuda”, completou.

Sobre a Copa Brasil

A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba de quarta até domingo (8), no Clube de Campo, com entrada franca. O evento reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paralímpicos.

Nesta sexta-feira (6), terá início a Copa Latina, com a presença de atletas da seleção masculina, convidados internacionais e destaques brasileiros. A final será no sábado (7), quando também haverá o Desafio Internacional Paralímpico. Ambos os eventos ao vivo terão transmissão do SporTV, a partir das 16h de sábado.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?