Por CBTM
No tênis de mesa há apenas dois anos, paulista defenderá pela primeira vez a seleção brasileira paralímpica
Daniel Leal e Matheus Quelhas, de Piracicaba (SP) – 7/3/2015
A etapa de abertura da Copa Brasil 2015, que está sendo disputada em Piracicaba (SP) até domingo (8), é um aquecimento para Cátia Oliveira. Na terça-feira (10), a mesatenista da Classe 2 embarcará para a Europa, onde disputará sua primeira competição pela seleção brasileira paralímpica – o que significa a realização de um sonho.
A delegação irá primeiro para Sheffield, na Inglaterra, onde treinará por cinco dias com a seleção local. Depois, seguirá para a disputa do tradicional Aberto de Lignano, na Itália.
Cátia se juntou à seleção permanente no início deste ano. Desde então, vem experimentando algumas mudanças. A primeira foi a mudança, em fevereiro, para Brasília (DF), onde a seleção cadeirante está baseada sob o comando do coordenador-técnico José Ricardo Rizzone.
“Ainda não conheci muita coisa, mas Brasília é uma cidade muito bonita. Gostei de lá. Espero ficar por muito tempo”, afirmou a paulista, que vivia em Cerqueira César (SP) e atuava por Bauru (SP).
Assim que chegou à capital federal, Cátia passou a ter uma nova rotina de atividades. Os treinamentos ganharam em qualidade com a companhia dos demais integrantes da seleção – e os primeiros efeitos já são sensíveis.
“É totalmente diferente trabalhar com as pessoas da seleção, eles têm muito conhecimento, é maravilhoso. Já estava com uma rotina parecida, mas jogar com eles mudou muito. Está gostoso”, disse.
O próximo passo começará nesta terça. O Aberto de Lignano promete ser marcado por disputas de alto nível técnico. Com exceção de China e Argentina, as principais forças do tênis de mesa paralímpico mundial estarão presentes ao evento italiano.
“Quero aproveitar o máximo possível lá. Vai ser muito difícil por ser evento muito importante. As atletas da minha classe são muito fortes. Estou indo com um pouco de ansiedade, é a primeira vez vestindo a camisa do Brasil. Sei que esse campeonato é muito duro, mas quero pegar cada detalhe que puder com a seleção e também com minhas adversárias”, afirmou a brasileira.
Cátia passou a praticar tênis de mesa há apenas dois anos, mas sua ligação com o esporte vem desde a infância. Ela chegou a defender a seleção brasileira de futebol nas categorias de base, mas teve a promissora carreira interrompida aos 16 anos, quando um acidente automobilístico a deixou paraplégica.
“Meu sonho sempre foi vestir a camisa do Brasil, independentemente do esporte. O tênis de mesa entrou na minha vida e proporcionou isso. Faz muito pouco tempo que estou no tênis de mesa. Já aprendi muito, mas ainda tenho muito a evoluir. Quero trabalhar para seguir na seleção e chegar ao Rio 2016. É o meu sonho: defender nosso país em uma Olimpíada, ainda mais em casa”, revelou Cátia.
Para ela, o último passo antes desta nova etapa não poderia ser melhor: disputar uma competição nacional de alto nível.
“A Copa Brasil tem um bom nível e, sem dúvidas, é uma etapa importante na nossa preparação. Vamos chegar na Europa já em ritmo de competição”, concluiu.
Sobre a Copa Brasil
A primeira das quatro etapas da Copa Brasil 2015 está sendo disputada em Piracicaba de quarta até domingo (8), no Clube de Campo, com entrada franca. O evento reúne 665 atletas, sendo 534 olímpicos e 131 paralímpicos.
Na sexta-feira (6), teve início a Copa Latina, com a presença de atletas da seleção masculina, convidados internacionais e destaques brasileiros. A final será neste sábado, quando também haverá o Desafio Internacional Paralímpico. Ambos os eventos ao vivo terão transmissão do SporTV, a partir das 16h.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br