Por CBTM
Mesatenista de 18 anos conquistou o título logo em sua primeira participação no evento continental
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12/3/2015
De um ano para cá, a carreira de Hugo Calderano experimentou uma significativa escalada, com direito a bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, mudança para a Alemanha e vitória histórica sobre o ex-número um do mundo Timo Boll. Nesta vitoriosa trajetória, outro fato marcante foi a conquista do Campeonato Latino-Americano de 2014, logo em sua primeira participação. Agora, em um novo patamar, o brasileiro de 18 anos demonstra confiança no retorno à competição, que acontecerá de 16 a 21 deste mês, em Buenos Aires, na Argentina.
Calderano, 73º colocado do ranking mundial, terá a companhia de Cazuo Matsumoto (92º), Thiago Monteiro (147º) e Humberto Manhani na seleção masculina. A feminina contará com a atual campeã Ligia Silva, Lin Gui (137ª), Jessica Yamada (190ª) e Leticia Nakada (213ª).
No ano passado, Calderano fez uma grande campanha, superando, inclusive, dois companheiros de seleção. Na semi, bateu Cazuo, enquanto, na decisão, derrotou Gustavo Tsuboi (42º). O jovem mesatenista levou ainda o ouro por equipes e a prata nas duplas masculinas, ao lado de Cazuo.
“Quando joguei o Latino passado, tinha acabado de entrar no top 100, então era uma coisa nova estar jogando num nível mais alto. Agora, estou há quase um ano entre os cem melhores e dei uma subida”, avaliou Calderano, que destacou ainda sua mudança para a Europa, onde defende o Liebherr Ochsenhausen na Liga Alemã.
“Estou treinando há oito meses na Europa e acho que isso me ajudou muito a fixar esse meu nível num patamar mais alto e melhorar alguns detalhes?”, completou.
Cabeça de chave número um da competição, Calderano ressaltou o alto nível técnico do Latino. Para ele, a competição é uma importante etapa na preparação para o principal compromisso da temporada: o Pan-Americano de Toronto, classificatório para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
“No Latino, a gente sempre chega como favoritos, mas também há outros concorrentes muito fortes que conhecem o nosso jogo e podem sempre surpreender. Então, temos uma pressão a mais por jogar como favoritos, mas, por outro lado, pode dar confiança se conseguirmos ganhar os nossos jogos. Principalmente para os outros campeonatos, como o Pan”, avaliou.
O Latino começará na próxima segunda-feira, mas a participação brasileira terá início na terça, já que as seleções masculina e feminina estão classificadas diretamente para as quartas de final das disputas por equipes.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br