Por CBTM
Apresentações fazem parte da programação da Assembleia Geral deste ano
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12/3/2015
O ciclo de palestras complementar à Assembleia Geral Ordinária 2015 da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) começou nesta quinta-feira (12) com debate sobre estudos de impacto econômico em competições esportivas. O principal objetivo da apresentação foi demonstrar aos presidentes de federações estaduais que não apenas os megaeventos podem dar grandes retornos aos seus investidores.
Segundo o palestrante Geraldo Campestrini, presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP), sócio-diretor da Inspire Sport Business e doutorando em Ciência do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a elaboração de estudos de impacto é fundamental para atrair parceiros estratégicos.
“Eventos de pequeno, médio e grande porte, de acordo como são geridos, podem entregar significativo valor a quem investe. Mas é preciso apresentar esse resultado, mostrar o real valor, até para, posteriormente, pensando sempre em crescimento, aumentar um investimento dos parceiros estratégicos”, explicou.
Para Campestrini, a entrega para os investidores deve seguir um modelo de pós-venda, principalmente em parcerias com o poder público.
“Mostrei como funciona em termos globais uma análise de estudos de impacto e quais as métricas utilizadas. E também a importância dele em relação ao aporte que eventualmente o poder público oferece aos eventos. É fundamental sempre mostrar o retorno, como num pós-venda”, afirmou.
Na sequência, Edimilson Pinheiro, membro do departamento de esporte responsável pelo tênis de mesa no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, apresentou detalhes da operação do evento do ano que vem.
“A ideia foi uma visão geral de como funciona a estrutura organizacional dos Jogos Olímpicos e também alguns detalhes de como nossa operação será executada. Foi importante para todos visualizarem as diferenças de operação entre uma competição regular e uma dos Jogos Olímpicos”, afirmou.
As palestras continuarão nesta sexta (13), na sede da CBTM, no Rio de Janeiro (RJ). Confira abaixo a programação:
10h às 11h – Palestra: Marketing Esportivo
Palestrante: SYLVIO MAIA, do Instituto Sylvio Maia e IBMEC
11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 13h – Palestra: organização de eventos e projetos de desenvolvimento para o tênis de mesa brasileiro
Palestrante: MARCOS SOTTO, da CSM
13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30 – Palestra: gestão de plataformas de negócio esportivo
Palestrante: LUIS FELIPE MONTEIRO DE BARROS, da Inspire Sport Business
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30 – Workshop: Gestão de plataformas de negócio esportivo
Facilitadores: LUIS FELIPE MONTEIRO DE BARROS e GERALDO CAMPESTRINI, da Inspire Sport Business
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br