Por CBTM
Amazonense radicada em Santos já conquistou o título individual da competição por três vezes
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13/3/2015
Ligia Silva conhece o Campeonato Latino-Americano como poucas. Além de ser a atual campeã individual, a amazonense radicada em Santos (SP) já levou o título em outras duas oportunidades (2006 e 2009) – sem citar as conquistas por equipes e de duplas. Prestes a disputar a edição 2015, que começará nesta segunda-feira (16), em Buenos Aires, na Argentina, a brasileira aposta em um grande resultado da seleção feminina, o que seria um grande passo para o principal compromisso da temporada: os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em junho, no Canadá.
Ligia terá a companhia de outras três brasileiras na competição: Lin Gui (137ª colocada no ranking mundial), Jessica Yamada (190ª) e Leticia Nakada (213ª). A participação da seleção feminina começará na terça (17), já nas quartas de final da disputa por equipes.
“Acredito muito na nossa equipe. Subimos para a Primeira Divisão no ano passado, então estamos ainda mais visadas. Mas temos uma equipe homogênea, equilibrada. Passamos a ser o alvo e isso ficará ainda mais claro no Pan. O Latino será muito importante na preparação para Toronto”, afirmou Ligia, que vê de forma positiva abrir a competição ao lado das companheiras.
“Começar com a disputa por equipes vai ser bom para entrar no clima da competição. Estamos muito entrosadas”, emendou.
Ligia também está confiante para o torneio individual. No ano passado, após uma grande campanha, a mesatenista de 34 anos superou a compatriota Lin Gui na decisão. Para ela, as brasileiras chegam com muita força novamente.
“Estou bem, mas temos que entrar no clima, sabemos que o Latino é uma competição muito difícil. Vou sempre com uma expectativa de fazer o melhor e estar entre as três primeiras. Gosto da competição e chego sempre com uma expectativa boa”, disse.
Atleta mais experiente da seleção, Ligia também terá um importante papel fora da mesa: ser uma das referências para a caçula da delegação, Leticia Nakada, de apenas 16 anos, a quem encheu de elogios.
“Ela ainda é juvenil, mas tem uma bagagem grande, viaja o mundo todo. Podemos agregar, mostrar detalhes. Tem coisas que não se conta, que precisam ser adquiridas. Podemos ajudar essa nova geração”, disse Ligia, destacando ainda a hegemonia brasileira na América Latina desde as categorias de base.
“Nossa hegemonia vem desde a base. Assim, quando chegam ao adulto, as atletas sempre darão continuidade”, concluiu.
Além da seleção feminina, o Brasil também estará representado no Latino-Americano por quatro atletas no masculino: Hugo Calderano (73º), Cazuo Matsumoto (92º), Thiago Monteiro (147º) e Humberto Manhani. A competição, que irá até sábado (21), terá disputas individuais, por equipes, de duplas e de duplas mistas.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br