Por CBTM
Brasileiro aposta no Circuito Mundial para subir no ranking e chegar ao Parapan já com a vaga paralímpica garantida
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 13/3/2015
Prestes a iniciar a temporada 2015 do Circuito Mundial, Carlos Carbinatti, mesatenista paralímpico da Classe 10, está com o foco em dia. Ciente dos passos que precisa dar rumo aos seus próximos objetivos, o brasileiro confia em si para alcançar o mais importante deles: disputar os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
A primeira etapa nesta caminhada já começou. Na terça-feira (10), Carbinatti embarcou com a seleção paralímpica para Sheffield, na Inglaterra, onde passa por um período de cinco dias de treinamento com a equipe nacional local.
“É uma boa preparação para nós. Aqui, temos sparings e atletas andantes ingleses das mesmas categorias que as nossas. Sem dúvidas, é uma importante ajuda nessa preparação”, afirmou.
O passo seguinte será primeira competição internacional na temporada. A partir da próxima terça (22), a seleção disputará o tradicional Aberto de Lignano, na Itália. A competição é fator 40 – o segundo mais alto – e reunirá as principais potências paralímpicas da modalidade, com exceção de China e Argentina.
Carbinatti sabe que terá um evento duro pela frente – em sua participação anterior, há dois anos, ele foi medalhista de bronze no individual. No entanto, enxerga no desafio mais uma oportunidade: a de conhecer melhor os rivais e se situar ainda mais na Classe 10.
“Entraram jogadores novos na classe, então vai ser bom para observar bem os adversários. A categoria está mais forte, mais competitiva do que há dois anos. Espero repetir ao menos o feito daquela outra oportunidade”, avaliou.
As etapas do Circuito Mundial são fundamentais para os objetivos de Carbinatti. Atualmente na 20ª posição do ranking mundial, o brasileiro planeja subir na lista nos próximos meses para tentar a classificação direta para o Rio 2016.
Sua meta, inclusive, é chegar aos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, em agosto, já com a vaga paralímpica. Caso não consiga, disputará a classificação no evento continental.
“O foco principal da temporada é o Parapan, mas quero aproveitar o Circuito Mundial para subir no ranking e tentar chegar ao Parapan já classificado para o Rio 2016, não dependendo só do resultado de lá”, explicou Carbinatti, campeão parapan-americano em 2011, no México.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br