Notícia

Latino-Americano: Seleção feminina bate Porto Rico e leva quarto título seguido

Por CBTM

18/03/2015 02h18


Em duelo equilibrado, brasileiras vencem por 3 a 1 e garantem primeiro ouro na edição 2015

Daniel Leal, de Buenos Aires (ARG) – 17/3/2015

A seleção feminina manteve a hegemonia continental ao conquistar na noite desta terça-feira (17) o título por equipes do Campeonato Latino-Americano, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina. Na decisão, Lin Gui (137ª colocada do ranking mundial), Ligia Silva, Jessica Yamada (190ª) e Leticia Nakada (213ª) superaram a forte equipe de Porto Rico por 3 jogos a 1. Antes, o time verde e amarelo já havia superado Cuba e Colômbia.

O Brasil chegou ao décimo título por equipes no Latino, sendo os últimos quatro seguidos. O país levou o ouro em 1996, 1998, 2005, 2006, 2007, 2010, 2012, 2013, 2014 e 2015, e é o mais vitorioso na história da competição.

Para o treinador Hugo Hoyama, o desempenho foi aprovado também pela capacidade de reação demonstrada pelas atletas em vários momentos desfavoráveis nos confrontos.

“Foi excelente, não só pelo resultado, mas pela atitude de todas as jogadoras. Todos os jogos foram muito difíceis. No fim, muitas vezes tirando um extra para fechar o jogo. Nas horas decisivas, elas conseguiram colocar as bolas na mesa”, afirmou Hoyama, que projeta importantes lições com o título desta terça.

“Foi bom ter vencido desta maneira, pois vai servir de aprendizado para o individual, para as duplas e também para o Pan-Americano”, completou.

Atleta mais experiente da equipe, Ligia Silva também destacou a força mental da seleção, especialmente na final.

“Sabemos que o Latino sempre tem jogos duros. Temos de entrar concentradas, sabendo que podemos reverter qualquer resultado. É isso que traz o crescimento. Mantivemos a tranquilidade na hora certa e não nos desesperamos”, disse.

Confrontos equilibrados

No jogo de abertura da final contra Porto Rico, Ligia Silva usou sua experiência diante da jovem Adriana Díaz (178ª), de apenas 14 anos, e saiu vitoriosa. O cenário nas duas primeiras parciais foi idêntico: após um início equilibrado, em que ambas se alternaram à frente no placar, a brasileira assumiu o controle do jogo e fechou em 11/7 e 11/6.

No terceiro set, Díaz se impôs logo no início e abriu boa vantagem para fechar em 11/2. A porto-riquenha começou melhor o quarto, abrindo 2 a 0, mas logo Ligia reagiu. Após virar para 3 a 2, não perdeu mais a liderança da parcial e fechou em 11/6.

Jessica Yamada foi à mesa na sequência para enfrentar Melanie Díaz (351ª). A adversária começou melhor, dominando os dois primeiros sets (11/7 e 12/10). A brasileira chegou a vencer o terceiro (11/9), mas não resistiu na parcial seguinte (11/8) e acabou derrotada.

Nas duplas, um triunfo emocionante sobre Melanie e Daniely Ríos (301ª). Jessica e Lin Gui estiveram por duas vezes atrás no placar, mas demonstraram seu poder de reação. No quinto set, as brasileiras salvaram dois match points para fechar a partida em 3 a 2, parciais de 9/11, 11/9, 11/13, 12/10 e 14/12.

Em seguida, Lin Gui aproveitou a primeira chance da seleção para fechar o confronto. A partida, no entanto, não foi fácil. Adriana Díaz cresceu após a derrota para Ligia e fez um duelo equilibrado. No fim, no entanto, prevaleceu a experiência da brasileira, que venceu por 3 a 2 (11/7, 10/12, 12/10, 15/17 e 11/9) e garantiu o título.

Na sequência, será a vez da seleção masculina brigar pelo título por equipes. Hugo Calderano (73º), Cazuo Matsumoto (92º), Thiago Monteiro (147º) e Humberto Manhani terão pela frente os argentinos Gastón Alto (241º), Pablo Tabachnik (284º), Rodrigo Gilabert (309º) e Nicolas Galvano (517º).

Próximos desafios

Todos os oito brasileiros que disputam os torneios por equipes também estarão nas disputas individuais, de quinta (19) a sábado (21). Hugo Calderano, no masculino, e Lin Gui, no feminino, são os principais cabeças de chave da competição.

Nas duplas, a seleção será representada por Lin Gui/Ligia Silva, Jessica Yamada/Leticia Nakada e Hugo Calderano/Thiago Monteiro. As duas chaves serão realizadas na quarta (18), quando avançarão até as semifinais. As decisões acontecerão no sábado.

A programação é a mesma das duplas mistas, em que o Brasil terá Humberto Manhani e Ligia Silva.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?