Por CBTM
Brasil supera torcida contrária, leva a melhor por 3 a 1 e chega ao 15º título por equipes
Daniel Leal, de Buenos Aires (ARG) – 17/3/2015
Conquistar um título sobre um grande rival, na casa do adversário, com uma grande atuação. Foi com estes elementos que a seleção masculina derrotou na noite desta terça-feira (17) a Argentina por 3 jogos a 0 e levou o ouro na disputa por equipes do Campeonato Latino-Americano 2015. A competição irá até sábado (21) na capital Buenos Aires.
Hugo Calderano (73º colocado do ranking mundial), Cazuo Matsumoto (92º), Thiago Monteiro (147º) e Humberto Manhani levaram o Brasil ao 15º título por equipes no Latino. Nas últimas oito edições, a seleção foi soberana, conquistando o ouro em todas.
“Estou feliz, é sempre difícil ganhar aqui. Enfrentamos adversários que nos conhecem bem. Gastón Alto, por exemplo, já enfrentou Cazuo e Thiago inúmeras vezes, sabe muito bem o jogo deles. Os jogadores estão de parabéns”, afirmou o técnico Jean-René Mounie.
Após os triunfos da seleção sobre Chile e Porto Rico, Calderano abriu o duelo contra a Argentina sem dar chances a Pablo Tabachnik (284º). O brasileiro teve uma grande atuação e venceu com tranquilidade por 3 sets a 0.
No duelo seguinte, Cazuo enfrentou o número um da Argentina, Gastón Alto (241º), e chegou a abrir 2 a 0, mas viu o adversário reagir e virar a partida para 3 a 2. O paulista seguiu na mesa, agora ao lado de Thiago, para o duelo de duplas. Os dois levaram a melhor sobre Tabachnik e Rodrigo Gilabert (309º) em sets diretos, fazendo 2 a 1 para o Brasil.
Coube a Thiago a missão de garantir o título da seleção. O cearense fez um duelo parelho com Alto, mas saiu vencedor por 3 a 1.
Próximos desafios
Todos os oito brasileiros que disputaram os torneios por equipes também estarão nas disputas individuais, de quinta (19) a sábado (21). Hugo Calderano, no masculino, e Lin Gui, no feminino, são os principais cabeças de chave da competição.
Nas duplas, a seleção será representada por Lin Gui/Ligia Silva, Jessica Yamada/Leticia Nakada e Hugo Calderano/Thiago Monteiro. As duas chaves serão realizadas nesta quarta (18), quando avançarão até as semifinais. As decisões acontecerão no sábado.
A programação é a mesma das duplas mistas, em que o Brasil terá Humberto Manhani e Ligia Silva.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br